Foi estabelecido como pauta inicial da relação institucional o desenvolvimento de projetos com foco em tornar a sustentabilidade como política pública efetiva no atual processo de retomada econômica na cidade, fechada na última terça-feira (30/08) entre Macaé e a Finlândia. O acordo de cooperação entre os governos também propõe a busca da experiência e investimentos na Educação como ferramenta de transformação da sociedade.
Macaé registra dados positivos para seus 260 mil habitantes
A iniciativa foi proposta pelo prefeito Welberth Rezende ao receber, ao lado da primeira-dama Quelen Rezende, o Cônsul Geral honorário e Presidente da Câmara do Comércio Brasil-Finlândia, Sérgio Chamone.
No encontro, o prefeito de Macaé destacou a nova dinâmica no município, que volta a registrar dados positivos que mostram avanços em serviços importantes para a rotina dos mais de 260 mil habitantes. Welberth destaca que todos estão muito felizes em receber representantes de países como a Finlândia, que possuem o interesse em discutir pautas institucionais que contribuem com a elevação do potencial de sua economia.
Macaé está à disposição da Finlândia para firmar propostas e iniciativas em setores que sejam essenciais para sua população. Sérgio Charmone ressaltou os avanços conquistados pela Finlândia em setores como Educação, Tecnologia, Cultura e Sustentabilidade, por meio de investimentos públicos voltados para desenvolver soluções para elevar a qualidade de vida da população de Macaé.
De acordo com o Cônsul, Macaé concentra belezas naturais expressivas e, por isso, possui uma preocupação com a sustentabilidade precisa. A Finlândia é um modelo, na Europa, em investimentos em projetos de proteção ao meio ambiente, com referência em ações de saneamento e reciclagem.
Evento contou com participação de diversas entidades
Ainda de acordo com o Cônsul, ainda é possível estabelecer juntos programas que possam expandir Macaé na instalação de projetos que busquem o mesmo objetivo. Os indicadores econômicos e sociais da cidade também foram apresentados ao Cônsul pela chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mariana Previtali.
A reunião contou também com a presença dos Secretários de Cultura, Leandro Mussi, de Turismo, Léo Anderson, do Ambiente, Juninho Luna, de Políticas Energéticas, Tiago Rocha, de Trabalho e Renda, Sabrina Nunes, de Qualificação Profissional, Dennis Madureira, de Relações Institucionais, Tito Simões, de Ciência e Tecnologia, Marcos Lemos e de Ensino Superior Flávia Picon.
A diretoria de comércio da Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM), Valéria Ribeiro e o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Macaé (CDL), Luís Henrique Fragoso, também estiveram presentes.
Macaé recebe investimentos em nova usina de energia solar
Também para promover a sustentabilidade, a companhia francesa Schlumberger continua investindo na busca pela sustentabilidade e pela transição energética no mercado global e acaba de inaugurar uma usina de energia solar em Macaé. O empreendimento está instalado no Centro Integrado de Operações de sua base na região e será responsável por eliminar a emissão de 70.790 kg de CO2 na atmosfera, garantindo assim um compromisso ambiental ainda maior nos próximos anos.
O empreendimento conta com um total de 1026 painéis solares de 395 Wp, distribuídos em uma área total de 1.972 m² no telhado da unidade e será importante para a redução dos impactos ambientais no Brasil.
O foco da empresa com sua nova instalação de produção de energia solar na região é contribuir com a sustentabilidade do mercado brasileiro, tendo em vista que promoverá a redução anual de mais de 70 mil kg de atmosfera, equivalente ao plantio de 2.832 árvores.