NOTÍCIAS

Líder de empresa de petróleo é alvo de críticas ao ser nomeado para presidir COP28

Chefe de campanha global da 350.org critica o nome indicado para chefiar a próxima Cúpula do Clima das Nações Unidas. Zeina Khalil Hajj, chefe da campanha global pelo fim total do uso de combustíveis fósseis, diz que é o equivalente a nomear o CEO de uma empresa de cigarros para supervisionar uma conferência de cura do câncer. A petrolífera estatal dos Emirados Árabes Unidos, Adnoc, extraiu 2,7 milhões de barris de petróleo por dia em 2021, segundo a Organização dos Países Exportadores de Petróleo. 

A meta atual da empresa é aumentar a produção para cinco milhões de barris por dia até 2027, conforme relatado por Al Jaber. Hajj teme que a COP28 no Oriente Médio se torne “uma exposição para a indústria de combustíveis fósseis”. 

A COP28 e redução das emissões de CO2

O presidente da COP28, líder de uma gigante petrolífera do Golfo, apelou ao compromisso de reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2) sem afetar o progresso. Sultan al-Jaber é o presidente-executivo da ADNOC, a companhia petrolífera nacional dos Emirados Árabes Unidos. Ele tem sido alvo de críticas de ativistas ambientais.

“Estamos em uma virada histórica, o crescimento com menos emissões de CO2 é o futuro”, afirmou.

“Trabalhamos com a indústria de energia para acelerar a descarbonização, reduzindo o metano e desenvolvendo o hidrogênio”, disse ele. Ele falava em um fórum de energia em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos. 

As empresas petrolíferas às vezes apontam para a possibilidade de reduzir sua pegada de carbono sem comprometer a produção de petróleo. De acordo com o crescimento da população mundial e o consequente aumento da procura de energia, “enquanto o mundo usar hidrocarbonetos, é necessário garantir que estes tenham o menor teor de carbono possível”. Sultan al-Jaber procurou garantir que sua nomeação como presidente da COP28 fosse uma boa ideia. 

Masdar e a transição energética

Al Jaber é presidente da Masdar, uma empresa de energia limpa presente em mais de 40 países, e também tem um papel de destaque nas energias renováveis. Ele pretende expandir a exploração de petróleo em um dos dez países com a maior coleção de barris do mundo. 

Cidades planejadas não são novidade no Brasil. A própria Brasília surgiu no meio do cerrado na década de 1960. Mas o que torna a Masdar um projeto especial é seu foco em ser 100% sustentável. Localizada a 30 minutos da capital dos Emirados Árabes Unidos – Abu Dhabi , a cidade do futuro ganha forma e deve ficar pronta até 2025. Projetada pela britânica Foster and Partners, sua área é de cerca de 640 hectares e seu projeto se destaca para incentivar o uso de transporte público e caminhadas.

Energias renováveis e o futuro do mercado de petróleo

A empresa tem uma capacidade total de 15 gigawatts, o que elimina mais de 19 milhões de toneladas de emissões de dióxido de carbono anualmente. A Masdar tem ambições de ser a maior produtora de energia limpa do mundo até 2030, a meta é produzir 100 gigawatts de energia limpa.

O enviado presidencial do clima dos EUA, John Kerry, comentou em sua mídia social que a combinação única de papéis de Al Jaber ajudaria a trazer todas as partes interessadas necessárias para a mesa de negociações, o que ajudaria a acelerar as negociações para os acordos da COP28. 

O mundo precisa de energia máxima e emissões mínimas, disse Al Jaber em um discurso na Exposição e Conferência Internacional de Petróleo de Abu Dhabi em outubro. O mundo precisa de todas as soluções que puder obter. É petróleo e gás e solar, eólica e nuclear e hidrogênio mais as energias limpas ainda a serem descobertas, comercializadas e implantadas. Resta aguardar a cúpula do clima em novembro para medir os progressos alcançados.

Marcelo Santos

Sempre esteve atento em todas as notícias que envolvem o setor de óleo e gás, tanta paixão o levaram a área da comunicação, sempre buscando informar aqueles que estão envolvidos no setor de óleo e gás e entusiastas que sonham com essa área.

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

11 meses ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

11 meses ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

11 meses ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

11 meses ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

11 meses ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

11 meses ago