O Japão importou sua primeira carga de gás natural liquefeito (GNL) da China em julho, quando as concessionárias do maior comprador mundial de combustível buscam novos fornecedores e tentam reduzir os custos em meio à forte concorrência doméstica.
A remessa ilustra a crescente flexibilidade do mercado asiático de GNL. A China se tornou o segundo maior comprador de GNL do mundo em meio a um aumento no uso doméstico de gás. No entanto, o país começou a reexportar embarques em meio a uma pausa no consumo de gás no verão e os compradores japoneses estão recolhendo as cargas para reduzir suas despesas com combustível.
A carga de 70.560 toneladas de GNL foi enviada do terminal de Hainan LNG, que é operado pela estatal CNOOC Ltd, para Chita, perto de Nagoya, onde a Toho Gas opera em conjunto um terminal de GNL com a JERA, de acordo com uma fonte familiarizada com o assunto.
Foi entregue a US $ 5,68 por milhão de unidades térmicas britânicas (mmBtu), abaixo do custo médio de importação do Japão de US $ 9,50 por mmBtu para GNL durante julho, segundo dados do Ministério das Finanças divulgados na quinta-feira.
A Toho Gas não quis comentar quando contatada pela Reuters. O CNOOC não respondeu imediatamente a uma solicitação de comentário.
Uma pesquisa nas estatísticas comerciais oficiais do Japão mostra que é a primeira carga de GNL da China desde 1988, quando o governo japonês começou a publicar dados de importação e exportação.
Os preços do GNL à vista na Ásia caíram para quase recordes nas últimas semanas, à medida que uma onda de novos suprimentos dos Estados Unidos e da Austrália chega ao mercado.
A queda nos preços no mercado spot do gás natural liquefeito (GNL) está pressionando as concessionárias japonesas no Japão a serem mais agressivas nas revisões de preços incorporadas nos contratos tradicionais de longo prazo vinculados aos preços do petróleo.
Eles também estão comprando mais GNL no mercado à vista como parte dessa mudança de abordagem. As concessionárias japonesas já haviam favorecido a estabilidade da oferta sobre o preço, em parte porque poderiam repassar os custos aos consumidores.
A liberalização dos mercados de energia do Japão significa que as antigas guardas de gás e eletricidade estão perdendo clientes para novos entrantes e estão tentando cortar custos.
Com o pico da temperatura no verão, as concessionárias japonesas também estão se apressando para reabastecer os estoques de combustível para gerar energia para o ar-condicionado.
A Hokuriku Electric comprou uma carga spot de GNL para entrega em novembro, enquanto a Hokkaido Electric está buscando uma carga para entrega no mesmo mês, disseram fontes da indústria à Reuters nesta semana.