A estatal Israel Electric Corp. (IEC) escolheu o na costa mediterrânea de Israel para um acordo de fornecimento de gás natural a curto prazo, dizendo que reduziria seus custos em até US $ 175 milhões.
O Leviathan fornecerá cerca de 4 bilhões de metros cúbicos de gás uma vez que a produção comece em outubro e até junho de 2021, embora a IEC tenha dito em comunicado que não há exigência mínima de compra.
O acordo com o Leviathan, que está sujeito a várias aprovações, será aplicado a quantidades de gás que excedam seu mínimo, e é obrigado a comprar do campo de gás de Tamar.
Ele observou que tem trabalhado para reduzir seus custos de combustível, bem como as tarifas de eletricidade, e que o novo acordo economizará entre US $ 145 milhões e US $ 175 milhões.
O fornecimento de gás após 2021 virá do campo de Karish – de propriedade da Energean – assim que o campo estiver on-line.
O Leviathan, descoberto em 2010 a cerca de 120 km da costa de Israel, é uma das maiores descobertas de gás do mundo na última década. A operadora de projeto, Noble Energy, com sede no Texas, possui uma participação de 39,66%. Perfuração Delek detém 45,34%. O campo de gás Tamar, nas proximidades, começou a produzir em 2013