O Ministério do Petróleo do Iraque disse em 10 de agosto que ainda está negociando com a Exxon Mobil Corp. um grande acordo para melhorar a infraestrutura de petróleo do sul do país.
Um acordo com a BP da Grã-Bretanha e com a Eni da Itália não fazia parte do megaprojeto de 30 anos e US $ 53 bilhões. Ele cobria a construção de dois oleodutos no leito do mar para exportação através do Golfo, disse o ministério.
Em 8 de agosto, a mídia citou cinco importantes autoridades iraquianas disseram que o Iraque estava próximo de fechar um acordo com a BP e a Eni para um projeto de pipeline de exportação que foi inicialmente planejado como parte do mega acordo com a Exxon Mobil.
“O ministério afirma que suas negociações com a empresa norte-americana Exxon Mobil estão em andamento”, afirmou o ministério em comunicado.
“… Não chegar a um acordo ou assinar um acordo entre ambas as partes não significa o fim das negociações ou a ‘exclusão’ da Exxon Mobil do projeto, conforme relatado por agências de notícias citando funcionários que não mencionaram.”
O acordo com a Eni e a BP limitou-se aos dois oleodutos do fundo do mar. Grandes projetos estratégicos exigiam mais tempo para pesquisar, negociar e estudar, acrescentou.
O megatráfico do sul envolve vários projetos, incluindo o desenvolvimento de campos de petróleo, a expansão da infraestrutura de armazenamento, transporte e exportação e a construção de unidades de tratamento de gás de subproduto.