Home NOTÍCIAS Irã diz para a China: Compre mais do nosso petróleo

Irã diz para a China: Compre mais do nosso petróleo

by Luis Santana
Após um declínio acentuado nas exportações de petróleo iraniano, depois que os Estados Unidos cancelaram todos os benefícios para os compradores de petróleo iranianos, o Irã pede à China e a outros países amigos, como dizem, que comprem mais petróleo da República Islâmica.

“Embora países amigáveis ​​como a China enfrentem algumas limitações, esperamos que eles comprem mais petróleo iraniano de forma mais ativa”, disse Eshak Jahangiri, vice-presidente do Irã, segundo a mídia iraniana. Nesta semana, Jahangiri se reuniu com Song Tao, chefe da seção de assuntos internacionais do Partido Comunista Chinês em Teerã.

A China, maior compradora de petróleo iraniano antes que as sanções dos EUA afetassem as exportações de petróleo da República Islâmica, continua a importar petróleo do Irã, apesar da campanha de pressão de “exportação zero” dos Estados Unidos. A China disse que não cumprirá as sanções dos EUA às exportações iranianas. No entanto, as importações de petróleo chinês do Irã são muito menores do que há alguns meses.

De acordo com dados da alfândega chinesa citados pela Reuters, o Irã enviou para a China pouco mais de 208 mil barris por dia, que em maio caiu mais de 250 mil barris por dia.

No início deste mês, os Estados Unidos ameaçaram atacar a China com sanções por continuarem a importar petróleo iraniano. Na semana passada, o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, disse que os Estados Unidos impuseram sanções à empresa chinesa Zhuhai Zhenrong e seu diretor-geral, Yumin Lin, porque “eles violaram a lei dos EUA adotando petróleo bruto”.

“Nós sempre dissemos que quaisquer sanções serão realmente implementadas”, disse Pompeo, acrescentando que “nenhuma organização deve apoiar o comportamento desestabilizador do regime dando-lhe dinheiro”.

“Os Estados Unidos acreditam que isso poderia anular nossas vendas de petróleo, pressionando os países que compram petróleo iraniano a levar ao colapso da economia iraniana, mas, felizmente, a situação na economia iraniana um ano depois continua estável.” A agência de notícias iraniana Fars citou Jahangiri durante uma reunião com um alto diplomata chinês nesta semana.

Apesar das alegações do Irã de que sua economia está estável, o Banco Mundial e o FMI esperam que a economia do Irã mergulhe mais fundo na recessão devido às sanções dos EUA, que desligaram a maior parte da principal fonte de renda do Irã, o petróleo. ,

Veja também