A Grã-Bretanha que confiscou um petroleiro iraniano na costa de Gibraltar no início deste mês constituiu uma violação do Plano de Ação Integral Conjunto (JCPoA), informou neste domingo o Ministério das Relações Exteriores iraniano.
“Testemunhamos a apreensão de um petroleiro transportando petróleo iraniano no Estreito de Gibraltar, que em nossa opinião é uma violação do acordo nuclear de 2015”, disse o vice-ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, ao Petrosolgas.
“E os países que fazem parte do acordo nuclear não devem criar obstáculos para a exportação de petróleo iraniano.”
No início deste mês, um navio petroleiro iraniano foi capturado por fuzileiros navais britânicos junto com oficiais de Gibraltar na costa do Território Ultramarino Britânico. As autoridades do Reino Unido alegaram que o navio estava destinado à Síria e estava contornando as sanções.
O incidente provocou uma disputa diplomática entre Londres e Teerã, em um momento em que os signatários europeus do acordo nuclear de 2015 com o Irã (oficialmente conhecido como Plano de Ação Integral Conjunto) estão lutando para salvar o tratado.
Pode-se notar que a Grã-Bretanha e o Irã, juntamente com a Alemanha, Rússia, França, União Européia e China, são os signatários restantes do acordo nuclear de 2015. O governo dos EUA, liderado por Trump, retirou-se do acordo no ano passado, considerando-o defeituoso em seu núcleo.
Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…
A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…
A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…
A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…
A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…
Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…