Foto: Divulgação
O setor de exploração e produção de combustíveis offshore está cada vez mais voltado para iniciativas de minimização dos impactos ambientais e a Equinor vem caminhando nessa direção. A empresa está com uma iniciativa de utilização de embarcações híbridas que irão atender às suas plataformas FPSO. Os barcos utilizam tanto o diesel quanto energia elétrica a bateria e serão a nova aposta da empresa para a adoção de mais sustentabilidade no ramo offshore mundial.
A companhia norueguesa Equinor vem investindo pesado nas iniciativas de minimização dos impactos ambientais de suas operações offshore.
Agora, a empresa está com um projeto de utilização de embarcações híbridas para reduzir o consumo de diesel nas operações de apoio às plataformas FPSO, responsáveis pela produção e exploração dos combustíveis offshore.
Assim, ela está programada para iniciar a utilização do primeiro barco híbrido em águas brasileiras já no início de 2023, dando o pontapé inicial para o seu projeto de sustentabilidade.
Os barcos do tipo PSV (Platform Supply Vessel) contarão com um banco de baterias instalado e poderão utilizar, como combustível, tanto energia elétrica armazenada quanto o diesel.
Todo o projeto das embarcações híbridas para atender às plataformas FPSO foi realizado junto à companhia CBO, que continuará com a Equinor para a entrega de três barcos ao final do projeto, o que foi acertado entre ambas desde o início.
O principal objetivo com a utilização dos barcos híbridos nas operações offshore é reduzir ao máximo o consumo do diesel como combustível principal e adotar a eletrificação parcial das embarcações.
Assim, Verônica Coelho, Presidente da Equinor Brasil, disse que “Há algumas semanas, anunciamos o início da substituição de diesel por gás natural em Peregrino. Agora, incluindo energia elétrica como força motriz de embarcações, sabemos que a redução de emissões em nossas operações será ainda mais significativa”.
As embarcações híbridas do tipo PSV serão as responsáveis pelas operações de transporte dos suprimentos e equipamentos necessários para a operação de uma determinada plataforma FPSO da empresa.
Assim, o que a Equinor espera é que os barcos otimizem a utilização do motor a combustão por meio da utilização das baterias, minimizando assim a necessidade de consumir mais diesel no trajeto.
Outro ponto que a empresa espera ajudar na sustentabilidade das operações é a possibilidade de carregamento em pontos com eletropostos para embarcações, garantindo assim que o barco receba energia da unidade onshore, evitando o acionamento de motores.
Rafael Tristão, diretor de contratações e suprimentos da empresa norueguesa, reforçou que “O uso de barcos híbridos está alinhado com a nossa estratégia global, além de reafirmar o nosso compromisso com a criação de valor local, uma vez que as adaptações da embarcação estão sendo realizadas no Brasil pela CBO, nosso fornecedor parceiro 100% brasileiro”.
Dessa forma, a Equinor continua investindo na busca por novas práticas de compromisso ambiental e a redução no consumo do diesel em suas operações é só mais um passo para um futuro com sustentabilidade.
Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…
A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…
A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…
A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…
A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…
Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…