Categorias DESTAQUEENERGIA

Investimento em energia renovável pode triplicar produção no Brasil

A produção de energia no País poderá triplicar se as usinas eólicas offshore (instaladas no mar) forem instaladas. Essa projeção integra o estudo “Oportunidade e Desafios para Geração Eólica Offshore no Brasil e a Produção de Hidrogênio de Baixo Carbono”, elaborado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) sobre o tema e que foi divulgada oficialmente nesta terça-feira, 12 em um evento integrante da pré-COP 28.

A extensa faixa costeira no Brasil e as condições favoráveis de vento no são indicadas pela publicação como justificativas para que o país invista nesse meio de produção de energia. Ainda segundo o documento, este plano compõe a estratégia industrial e a expansão de fontes renováveis de energia, compromissos feitos no Acordo de Paris, que visa a mitigação das mudanças climáticas.

De acordo com a pesquisa, caso as usinas eólicas offshore sejam efetivamente construídas, o Brasil teria uma capacidade produtiva de energia superior a 690 GW – valor superior aos 190 GW consumidos em março de 2023, conforme a Aneel. Com isso, o estudo indica que eia possível oportunizar a produção de hidrogênio de baixo carbono. Desta forma, seria possível usar o recurso no mercado doméstico e exportá-lo, ampliando a competitividade da indústria brasileira, prossegue o texto.

Aqui no Brasil, a área de implementação das offshores mapeada pela CNI está localizada em três regiões: Nordeste (Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte), Sudeste (Rio de Janeiro e Espírito Santo) e Sul (Rio Grande do Sul).

Essa cadeia produtiva já foi estabelecida pelo mercado europeu, referência no setor. Em países como Reino Unido, Alemanha, Dinamarca e Holanda haverá um crescimento acima dos 140 GW, até 2031, segundo o levantamento. Em três nações asiáticas, China, Taiwan, Coreia do Sul a previsão é de um alcance de 136 GW de geração de energia pelas offshores.

Entraves

Apesar dos pontos positivos, a publicação indica algumas barreiras existentes no cenário atual. Sobretudo no contexto geopolítico e econômico, a persistência entre a guerra de Rússia e Ucrânia e o aumento nos preços dos equipamentos são fatores que prejudicam os investimentos no setor.

Há ainda como entrave o valor total do projeto. Conforme o estudo, o custo total da montagem é de cerca de US$ 2.850 (R$ 14.000) por kW, em razão das instalações e transporte das estruturas.

Um outro obstáculo se refere ao licenciamento ambiental obrigatório. Segundo dados do Ibama, reproduzidos no documento, o número de projetos iniciados no órgão, totalizam 176,5 GW de potência instalada. Sob à luz da Lei, foi aprovado no ano passado o Decreto n°10.946, que regula o uso e aproveitamento de espaços físicos e recursos naturais – como as águas da zona econômica exclusiva brasileira – sob posse da União para esta finalidade.

O estudo completo da CNI pode ser acessado neste link.

Tiago Souza

Jornalista nascido, formado e vivenciado na capital da Amazônia, Manaus. É formado desde 2019 em Comunicação Social.

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

10 meses ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

10 meses ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

10 meses ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

10 meses ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

10 meses ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

10 meses ago