A Inpex US Offshore, subsidiária da empresa japonesa de exploração e produção (E & P) Inpex, assinou um acordo com a Anadarko Petroleum para adquirir participação de 40% nos blocos 921 e 965 da Keathley Canyon e blocos 881 e 925 da Walker Ridge no Golfo do México.
A Anadarko é uma empresa independente de exploração e produção de petróleo e gás natural e é a operadora dos blocos.
Os quatro quarteirões, localizados a cerca de 380 km da costa do estado da Louisiana, cobrem 93,2 km², onde a profundidade da água varia entre 2.150 e 2.700 metros. Os blocos estão localizados perto do Campo Petrolífero de Lucius e do Campo Petrolífero de Hadrian North. A empresa japonesa, através de sua subsidiária americana, tem participações nesses campos produtores de petróleo.
Após a aquisição, a Anadarko continuará sendo a operadora com 60% de participação nos blocos, e a Inpex ficará com os 40% restantes.
O Inpex pretende perfurar um poço de exploração em parceria com a operadora Anadarko, sujeito a aprovações das gerências da Inpex e Anadarko e avaliação adicional. A empresa colocou o Golfo do México como uma das áreas de exploração prioritárias em seu Plano de Negócios de Médio Prazo.
A Inpex disse que a aquisição dos blocos também está em sintonia com a busca da empresa pelo crescimento sustentável das atividades de E & P de petróleo e gás natural, uma meta estipulada na “Visão 2040” anunciada em maio de 2018.
A empresa disse que a aquisição teria um impacto mínimo nos resultados financeiros consolidados da empresa para o ano que terminará em dezembro de 2019.