Foto: Portos e Navios
A necessidade de investimentos em soluções de sustentabilidade para as operações marítimas está cada vez mais em questão e a companhia Acelen vem garantindo isso em suas práticas. A empresa está com uma carga de petróleo de logística de carbono zero para ser processada na Refinaria de Mataripe, na Bahia. Essa é a primeira do tipo no mercado nacional e coloca a companhia à frente no segmento de combustíveis.
Em meio às discussões sobre o compromisso ambiental e a sustentabilidade no setor de combustíveis nacional, a companhia Acelen se mostra aberta ao diálogo e busca soluções viáveis para suas operações.
Agora, a companhia realizou a aquisição de uma carga de petróleo com logística de carbono zero, a primeira do tipo no Brasil, que passará pelo processo de refino na Refinaria de Mataripe, no estado da Bahia.
Por ser a primeira vez que uma carga desse tipo é adquirida por uma empresa nacional, a companhia de óleo e gás sai a frente no ramo e adere ao pensamento de vanguarda quanto às soluções sustentáveis no mercado brasileiro.
Vinda da região do Congo, a carga de 920 mil barris de óleo bruto chegou no fim de agosto, após travessia de mais de três mil milhas pelo Oceano Atlântico. Foram necessários 11 dias de viagem para transportar a carga até a costa baiana e, nesse período, foram consumidas 554 toneladas de bunker oil, o que gerou 1.789 toneladas de CO².
Os créditos de carbono da companhia Acelen para o transporte da carga de petróleo com logística de carbono zero foram gerados através do Projeto Envira Amazonia REDD. Essa é uma iniciativa de compensação ambiental que visa minimizar os impactos da emissão do gás e contribuir com a sustentabilidade.
Além disso, os projetos são registrados na Verified Carbon Standard (VCS), padrão de qualidade mais utilizado para contabilização de carbono e um dos mais confiáveis no mercado voluntário no mundo.
O tipo de operação de carbono zero realizada pela Acelen nos últimos meses é uma prática cada vez mais comum no mercado europeu e, com a aderência da empresa, pode chegar aos olhares das companhias nacionais.
Ela não só contribui para as operações de refino de petróleo na Refinaria de Mataripe, na Bahia, como também reforça o compromisso ambiental da empresa, que investe fortemente na sustentabilidade de suas operações.
Assim, Cristiano da Costa, vice-presidente de Comercial e Trading da Acelen, reforça: “A responsabilidade socioambiental é um dos pilares do nosso negócio. Com o feito inédito, esperamos incentivar outros agentes da cadeia produtiva do setor de refino, desde a extração do petróleo ao cliente que vai ao posto abastecer, para a adoção de práticas mais sustentáveis. Dessa forma, vamos construir uma cadeia de valor com benefícios coletivos, contribuindo para um mundo mais sustentável”.
A Acelen espera agora que a carga com logística de carbono zero possa ser processada e as matérias-primas derivadas do petróleo comecem a ser distribuídas no mercado nacional já durante os próximos meses.
Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…
A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…
A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…
A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…
A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…
Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…