ÓLEO E GÁS

Inédito! Petrobras anuncia expansão do Programa de Bolsas de Estudo para impulsionar inovação e empreendedorismo no Brasil

Líder no setor de energia e exploração de petróleo no Brasil, a Petrobras anunciou uma iniciativa pioneira para ampliar seu programa de bolsas acadêmicas, visando fomentar a cadeia de inovação no país. Com o objetivo de capacitar profissionais em todas as etapas do processo de inovação, desde a formação de mão de obra qualificada até o suporte na criação de novas empresas tecnológicas e o desenvolvimento de fornecedores, o programa visa impulsionar o ecossistema nacional, fortalecendo a economia e promovendo soluções inovadoras para a indústria.

Petrobras investirá em capacitação de mão de obra e fornecedores por meio de programa integrado de empreendedorismo

De acordo com o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, a empresa sempre teve um papel importante no desenvolvimento tecnológico do Brasil, e o novo programa representa um investimento integrado e abrangente que beneficiará todo o setor. Inicialmente, a previsão é conceder cerca de 4 mil bolsas de estudo nos próximos 5 anos, além de promover a criação de 400 novas empresas de base tecnológica e desenvolver mais de 100 fornecedores para a indústria.

“Acreditamos que lançar um programa integrado que contemple a formação e inclua a visão de empreendedorismo e o desenvolvimento de fornecedores, irá enriquecer o ecossistema de fornecedores nacionais, criando um círculo virtuoso e inédito nesse setor”, destaca José Carlos Travassos, diretor de Tecnologia e Engenharia da Petrobras.

O programa se junta a outras iniciativas da Petrobras voltadas para o desenvolvimento do ecossistema de inovação, como o Programa de Formação de Recursos Humanos da ANP (PRH-ANP) e o Petrobras Conexões para Inovação. Enquanto o PRH-ANP financia bolsas acadêmicas para a formação e capacitação de futuros profissionais da área, o Petrobras Conexões para Inovação promove a conexão da empresa com startups, universidades, Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) e outras empresas.

Com a expansão do programa, a expectativa é acelerar a maturidade de tecnologias com alto potencial de aplicação, aumentar a capacidade de resposta, inovação e competitividade do mercado nacional, tanto em termos de empresas quanto de profissionais, no que diz respeito ao fornecimento de soluções tecnológicas.

Programa inédito visa capacitar a cadeia de inovação desde a formação até o suporte a fornecedores

A gerente executiva do Centro de Pesquisa da Petrobras (Cenpes), Maíza Goulart, projeta um futuro promissor para o programa: “Uma vez em que o programa esteja em pleno funcionamento e maturidade, estimamos ter, anualmente, em torno de 1.000 bolsas acadêmicas ativas, distribuídas por cerca de 50 temas de interesse da Petrobras, e com um mínimo de 30 desafios tecnológicos em desenvolvimento por novos empreendedores de base tecnológica, com maturidades diversas, distribuídas entre as fases de pré-incubação; pré-aceleração; e capacitação para desenvolvimento de fornecedores.”

O programa será dividido em módulos, permitindo a participação em etapas específicas conforme a avaliação dos gestores. A capacitação da cadeia de inovação incluirá a concessão de bolsas acadêmicas, capacitação em gestão de inovação e empreendedorismo, pré-incubação e pré-aceleração de novas empresas tecnológicas, além da capacitação para o desenvolvimento de fornecedores. A fim de gerir esse novo programa de empreendedorismo, a Petrobras abriu uma seleção de parceiros para conceber, gerir e executar a iniciativa.

O objetivo é não apenas formar mão de obra qualificada, mas também preparar empreendedores para transformar os resultados de pesquisas em negócios lucrativos. As propostas dos interessados podem ser enviadas até a próxima sexta-feira (4/8) e todas as informações sobre o processo de seleção estão disponíveis no site de relacionamento da Petrobras com o ecossistema inovador, no módulo “Parcerias Tecnológicas”.

Com a implementação dessa abrangente e inovadora iniciativa, a Petrobras reforça seu compromisso com o desenvolvimento tecnológico do Brasil, buscando fortalecer a economia e impulsionar o país para o futuro por meio da capacitação de profissionais e estímulo ao empreendedorismo e à inovação.

Andriely Medeiros

Ensino superior em andamento. Escreve sobre Petróleo, Gás, Energia e temas relacionados para o PetroSolGas.

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

10 meses ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

10 meses ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

10 meses ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

10 meses ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

10 meses ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

10 meses ago