Líder no setor de energia e exploração de petróleo no Brasil, a Petrobras anunciou uma iniciativa pioneira para ampliar seu programa de bolsas acadêmicas, visando fomentar a cadeia de inovação no país. Com o objetivo de capacitar profissionais em todas as etapas do processo de inovação, desde a formação de mão de obra qualificada até o suporte na criação de novas empresas tecnológicas e o desenvolvimento de fornecedores, o programa visa impulsionar o ecossistema nacional, fortalecendo a economia e promovendo soluções inovadoras para a indústria.
Petrobras investirá em capacitação de mão de obra e fornecedores por meio de programa integrado de empreendedorismo
De acordo com o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, a empresa sempre teve um papel importante no desenvolvimento tecnológico do Brasil, e o novo programa representa um investimento integrado e abrangente que beneficiará todo o setor. Inicialmente, a previsão é conceder cerca de 4 mil bolsas de estudo nos próximos 5 anos, além de promover a criação de 400 novas empresas de base tecnológica e desenvolver mais de 100 fornecedores para a indústria.
“Acreditamos que lançar um programa integrado que contemple a formação e inclua a visão de empreendedorismo e o desenvolvimento de fornecedores, irá enriquecer o ecossistema de fornecedores nacionais, criando um círculo virtuoso e inédito nesse setor”, destaca José Carlos Travassos, diretor de Tecnologia e Engenharia da Petrobras.
O programa se junta a outras iniciativas da Petrobras voltadas para o desenvolvimento do ecossistema de inovação, como o Programa de Formação de Recursos Humanos da ANP (PRH-ANP) e o Petrobras Conexões para Inovação. Enquanto o PRH-ANP financia bolsas acadêmicas para a formação e capacitação de futuros profissionais da área, o Petrobras Conexões para Inovação promove a conexão da empresa com startups, universidades, Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) e outras empresas.
Com a expansão do programa, a expectativa é acelerar a maturidade de tecnologias com alto potencial de aplicação, aumentar a capacidade de resposta, inovação e competitividade do mercado nacional, tanto em termos de empresas quanto de profissionais, no que diz respeito ao fornecimento de soluções tecnológicas.
Programa inédito visa capacitar a cadeia de inovação desde a formação até o suporte a fornecedores
A gerente executiva do Centro de Pesquisa da Petrobras (Cenpes), Maíza Goulart, projeta um futuro promissor para o programa: “Uma vez em que o programa esteja em pleno funcionamento e maturidade, estimamos ter, anualmente, em torno de 1.000 bolsas acadêmicas ativas, distribuídas por cerca de 50 temas de interesse da Petrobras, e com um mínimo de 30 desafios tecnológicos em desenvolvimento por novos empreendedores de base tecnológica, com maturidades diversas, distribuídas entre as fases de pré-incubação; pré-aceleração; e capacitação para desenvolvimento de fornecedores.”
O programa será dividido em módulos, permitindo a participação em etapas específicas conforme a avaliação dos gestores. A capacitação da cadeia de inovação incluirá a concessão de bolsas acadêmicas, capacitação em gestão de inovação e empreendedorismo, pré-incubação e pré-aceleração de novas empresas tecnológicas, além da capacitação para o desenvolvimento de fornecedores. A fim de gerir esse novo programa de empreendedorismo, a Petrobras abriu uma seleção de parceiros para conceber, gerir e executar a iniciativa.
O objetivo é não apenas formar mão de obra qualificada, mas também preparar empreendedores para transformar os resultados de pesquisas em negócios lucrativos. As propostas dos interessados podem ser enviadas até a próxima sexta-feira (4/8) e todas as informações sobre o processo de seleção estão disponíveis no site de relacionamento da Petrobras com o ecossistema inovador, no módulo “Parcerias Tecnológicas”.
Com a implementação dessa abrangente e inovadora iniciativa, a Petrobras reforça seu compromisso com o desenvolvimento tecnológico do Brasil, buscando fortalecer a economia e impulsionar o país para o futuro por meio da capacitação de profissionais e estímulo ao empreendedorismo e à inovação.