NOTÍCIAS

Indústria automotiva enxerga hidrogênio verde como o futuro dos combustíveis

Os veículos elétricos estão expandindo sua comercialização no mercado mundial, sendo assim evidenciado dentro da indústria automotiva como o futuro dos automóveis e ao lado o segmento de combustíveis alternativos surge não só para manter o velho mercado, mas também a caminho de se tornar a fonte energética definitivamente. A premissa principal é que o hidrogênio verde se torne o futuro dos combustíveis.

Ao contrário do hidrogênio verde, o hidrogênio comum vem da reciclagem do gás natural do petróleo e, em ambos os casos, emitem gás carbônico no ar quando passa pelo processo petroquímico para se obter o hidrogênio “cinza”.

O futuro dos combustíveis na indústria automotiva

Para minimizar tais impactos ambientais, a resposta para uma pegada de carbono mais saudável para o planeta, é o hidrogênio verde, adquirido por meio de eletrólise da água.

Para ser obtido com eficiência, o hidrogênio verde deve ser produzido por meio da energia solar ou eólica, com as mesmas fornecendo energia limpa para o processo de eletrólise e também capacitação de água.

Embora o uso do hidrogênio verde seja conhecido principalmente pela indústria automotiva, há diversos outros meios. As células de combustível podem servir de fonte de energia para prédios, e em alguns casos, como fonte de calor.

Indústria automotiva e o fim dos combustíveis fósseis

A indústria automotiva já frisou o fim do motor a combustão até o final dessa década. No ano passado, um acordo assinado por 24 países e um grupo de fabricantes da indústria automotiva se comprometeram a encerrar a era dos veículos movidos a combustíveis fósseis até o ano de 2040.

A 26° Conferência do Clima da ONU, a COP26 foi responsável pelo acordo, com a finalidade de vender apenas veículos com emissões zero. Os países dentro do acordo, são: Canadá, Holanda, Nova Zelândia, Reino Unido e Irlanda, que antes já haviam se prontificado em encerrar a venda de carros movidos a combustíveis que agridem o meio ambiente.

Na indústria automotiva, as montadoras que assinaram o acordo foram a: Ford, Mercedes-Benz e Volvo, que se comprometeram a atingir a meta até 2035 em mercados com alta demanda.

Os veículos são responsáveis por maior parte das emissões globais de gases do efeito estufa, e a Agência Internacional de Energia declarou que a venda desses tipos de veículo deve cessar até 2035, se quisermos que o planeta não atinja um nível perigoso de aquecimento global.

Hidrogênio Verde:  uso, destino e fabricação

Tal combustível é visto como peça chave para o futuro neutro em carbono, porém o mesmo demanda uma alta quantidade de energia. Desse modo, é importante ficar atento na fonte de energia, para que o resultado seja o hidrogênio verde. A classificação do hidrogênio é classificada em “cores”, como hidrogênio cinza, que é produzido a partir de combustíveis fósseis, e o hidrogênio azul, que vem do gás natural e captura e armazenamento de carbono.

O hidrogênio verde é caro de se obter, chegando a um custo elevado de 7 a 10 vezes maior que o processo petroquímico, o que ainda desanima sua produção em larga escala.

No Brasil, nas regiões Nordeste e Sul, onde a qualidade dos ventos é abundante, os aerogeradores fornecem energia limpa para o processamento do hidrogênio verde.

Grandes empresas do ramo do petróleo como a TotalEngines e BP, já investem bilhões na produção e obtenção do hidrogênio verde no exterior, em contrapartida, aqui no Brasil, a Unigel investe mais R$ 650 milhões em uma planta na cidade de Camaçari – BA.

Valdemar Medeiros

Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. Universitário de Publicidade e Propaganda.

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

10 meses ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

10 meses ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

10 meses ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

10 meses ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

10 meses ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

10 meses ago