Brasil ficou para trás? Índia anuncia proibição de uso de plásticos de "uso único" para atingir metas climáticas - Canva
A Índia anunciou, na última sexta-feira, 01 de julho, que estaria proibindo o uso de plásticos de uso único de modo a impedir o desperdícios. Ao todo, é estimado que mais de 1 bilhão de cidadãos sejam afetados. Os plásticos de uso único são aqueles que as pessoas jogam fora depois de usar apenas uma vez como os copos descartáveis.
A medida faz parte de uma série de atitudes vindas do país para atingir as suas metas climáticas até o ano de 2030: ao todo, é estimado que o país tenha que investir mais de US$ 230 bilhões para alcançar as suas metas climáticas.
O país identificou ao menos 19 produtos que não são úteis para a população e tornarão ilegal a sua produção. Os canudos de plástico serão eliminados da escala de produtos nacionais. Enquanto isso, o Brasil continua flexível ao uso de plástico, e não tem proibições duras que permitam alcançar as suas metas climáticas até 2030.
Alguns produtos continuarão sendo produzidos, visto que a proibição não foi total, tais como as garrafas de plástico e outros tipos de embalagens utilizadas para a conservação de alimentos enquanto pesquisas científicas não trazem outra solução para mantimento. No entanto, foi determinado pelo país que os fabricantes serão obrigados a criar formas de reciclagem dos resíduos após o uso das embalagens pelos clientes.
A Índia produz, a cada ano, mais de 250 mil toneladas de plástico que deixarão de ser vendidas ao mercado após as proibições do Estado. Ou seja, as empresas produtoras do setor terão uma queda de faturamento junto à redução de investidores na bolsa de valores. Apesar disso, o presidente se mostra positivo ao dizer que os resultados serão advindos a longo prazo.
Os empregados também serão afetados, de acordo com analistas, com a possibilidade de demissões de alguns setores em empresas produtoras de itens e produtos de plástico, principalmente de canudos.
Hoje em dia, já existem alternativas sustentáveis para substituir os canudos, como é o caso do inox. No entanto, para que haja a produção do inox, ainda é necessário os processos de mineração, que são altamente danosos para o meio ambiente. Enquanto isso, empresas brasileiras fazem o uso de celulose para a produção de canudos descartáveis que se decompõem no meio ambiente dentro de algumas semanas.
Os pratos e copos descartáveis já são substituídos, na Polônia, por produtos de aveia e centeio que podem ser comidos após o uso ou utilizados de adubo em hortas, essa pode ser uma alternativa aos indianos.
Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…
A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…
A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…
A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…
A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…
Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…