DESTAQUE

Imposto sobre a exportação do petróleo será encerrado em junho, mas ICMS dos combustíveis irá subir, deixando a gasolina mais cara

Recentemente, o ministro da Fazenda Fernando Haddad anunciou que o Governo Lula seguirá o previsto na MP 1163 e encerrará a cobrança do imposto sobre a exportação do petróleo em junho deste ano. Ele ainda comentou que, para 2024, o Governo deve discutir a situação delicada do diesel quanto aos tributos federais cobrados sobre o combustível no mercado nacional.

Haddad confirma que Governo Lula encerrará a cobrança do imposto sobre a exportação do petróleo e elevará os tributos do etanol hidratado e da gasolina

O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, do Partido dos Trabalhadores (PT), anunciou, durante um evento do Bradesco BBI, que o Governo Lula tem a intenção de cumprir o que está previsto na MP 1163, que prevê o encerramento do imposto de exportação de petróleo em junho e o aumento dos impostos federais da gasolina e do etanol hidratado.

O objetivo é reonerar parcialmente a gasolina comum e o etanol hidratado a partir de junho, elevando a tributação da gasolina de volta para 69 centavos por litro e do etanol para 24 centavos. A MP 1163 também suspendeu até dezembro os impostos federais sobre o diesel, o gás liquefeito de petróleo (GLP) e as compras de óleo pelas refinarias. Dessa forma, será encerrada a cobrança do imposto de exportação do petróleo em junho deste ano. Além disso, a intenção é discutir a situação particular do diesel no próximo ano, conforme mencionado por Haddad.

A estratégia negociada pelo governo federal para acomodar a disputa entre Câmara e Senado sobre o rito das MPs é abandonar a MP 1163 e tramitá-la em regime de urgência por meio de um projeto de lei. Para o atual Governo Lula, a prioridade do momento são as medidas sociais, como o Bolsa Família, e a reestruturação dos ministérios e órgãos federais.

“No final do mês de fevereiro, tomamos uma medida dura, mas que era necessária, de reoneração dos combustíveis fósseis no Brasil, dando uma vantagem específica para o etanol, que é um combustível mais sustentável que a gasolina”, destacou Haddad quanto ao imposto de exportação do petróleo. 

Reajustes nas cobranças dos impostos sobre combustíveis no Brasil serão necessários para o Governo Lula se estabilizar agora, reforça Haddad

A medida anunciada pelo Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, de aumentar os impostos federais da gasolina e do etanol hidratado a partir de junho, é vista pelo governo como uma forma de equilibrar as contas públicas e garantir a sustentabilidade fiscal do país.

“É uma medida que se esgota em 120 dias e, depois, volta a reoneração completa da gasolina e do etanol”, afirmou o ministro durante o evento. “Ano que vem, vamos discutir a situação particular do diesel”, disse Haddad.

A elevação da tributação sobre a gasolina e o etanol hidratado, bem como o encerramento do imposto de exportação do petróleo estão gerando discussões no cenário atual. A medida tem sido alvo de críticas por parte de setores da sociedade civil e da oposição, que argumentam que o aumento dos impostos pode prejudicar a economia e afetar principalmente a população mais vulnerável.

Essa decisão do Governo Lula de reonerar parcialmente a gasolina e o etanol hidratado a partir de junho tem sido criticada por representantes de setores como o agrícola e o de transporte, que argumentam que o aumento dos impostos encarecerá o custo de produção e prejudicar a competitividade do setor. Para as próximas semanas, o que se espera é uma postura mais firme do Governo Lula junto ao ministro quanto à cobrança dos impostos no setor de combustíveis.

Dessa forma, podemos concluir que o Ministro da Fazenda Fernando Haddad confirmou o encerramento da cobrança do imposto sobre a exportação do petróleo em junho deste ano. No entanto, o Governo Lula elevará a tributação sobre o etanol hidratado e a gasolina no decorrer dos próximos meses. 

Redação Petrosolgas

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

10 meses ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

10 meses ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

10 meses ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

10 meses ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

10 meses ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

10 meses ago