INDÚSTRIA

IBGE aponta queda de 0,6% em julho na produção industrial brasileira

A produção industrial brasileira apresentou uma queda de 0,6% em julho em comparação com o mês anterior, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado quebrou a sequência de alta registrada em maio (0,3%) e de estabilidade em junho.

Com relação a julho do ano passado, a queda foi de 1,1%. No acumulado dos últimos 12 meses, a indústria nacional apresentou variação nula, mas, em 2023, o recuo é de 0,4%.  Para analistas, o indicador foi pior do que o esperado. As estimativas eram de queda de 0,3% na comparação mensal e de diminuição de 0,5% na anual.

Além disso, o estudo do IBGE aponta o movimento de perda de fôlego para crescimento na atividade industrial do País, o que ficou ainda mais evidente nos últimos três meses. Em junho, o setor industrial ficou 2,3% abaixo do patamar de fevereiro de 2020, período pré-pandemia. Com relação a maio de 2011 (ponto mais alto da série histórica), o desempenho de julho deste ano é 18,7% inferior.

Desempenho ruim

A performance negativa da indústria em julho sofreu forte influência dos setores de informática, produtos eletrônicos e ópticos (-12,1%); veículos automotores, carrocerias e reboques (-6,5%); máquinas e equipamentos (-5,0%); e indústrias extrativas (-1,4%).

Um dos pontos mais negativos é que o segmento de veículos intensificou a redução de 3,4% apresentada em junho. Na visão de analistas, o desconto patrocinado na compra de veículos sustentáveis e o incentivo dado pelo Governo Federal pela Medida Provisória n° 1175, não surtiram o efeito desejado nas fábricas.

O rendimento negativo de junho interrompeu a sequência de dois meses seguidos de crescimento nas atividades extrativistas. Apesar disso, esse segmento tem uma expansão de 7% no acumulado de 2023.

Vale ressaltar que outros setores impactaram o resultado negativo de julho, como o de confecção de artigos do vestuário e acessórios (-8,0%), de produtos metálicos (-4,8%) e de produtos de borracha e de material plástico (-3,8%).

Bons resultados

Embora a produção industrial brasileira tenha caído em julho, nove atividades conseguiram um saldo positivo. Uma delas foi a de produtos farmoquímicos e farmacêuticos (8,2%), o que interrompeu uma sequência negativa de três meses consecutivos de queda na produção, que chegou a acumular uma perda de 17,7%.

Mais dois segmentos se destacaram em julho. O de produtos alimentícios cresceu 0,9% e o de produtos derivados de petróleo e biocombustíveis alcançou uma expansão de 0,7%. No setor de alimentos, a boa notícia é que esse segmento apresentou o primeiro resultado positivo desde dezembro de 2022.

Essa performance tem influência direta do crescimento da produção de açúcar, carne bovina e soja. Vale mencionar que o setor de combustíveis amenizou parte do recuo de 3,4%, que apresentou em junho.

O estudo do IBGE constatou que, nas grandes categorias econômicas, o resultado de junho em relação ao mês anterior foi de recuo nos segmentos de bens de capital (-7,4%), bens de consumo duráveis (-4,1%) e de bens intermediários (-0,6%).

Últimos 12 meses

No acumulado de 2023, a produção industrial brasileira tem uma queda de 0,4%. Esse desempenho tem uma influência de vários segmentos, como o de produtos químicos (-8,3%); máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-11,4%); máquinas e equipamentos (-6,0%) e produtos de minerais não metálicos (-7,7%).

No que se refere às expansões, os destaques ficam por conta dos setores de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (3,5%) e de produtos alimentícios (2,9%). Por outro lado, a variação dos últimos 12 meses na produção industrial brasileira é nula. Isso mostra uma estagnação, que está ligada às dificuldades de investimento provocadas principalmente pelos juros altos.

Eric Menequini

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

2 semanas ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

2 semanas ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

2 semanas ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

2 semanas ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

2 semanas ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

2 semanas ago