DESTAQUE

IBGE aponta avanços significativos no setor de serviços

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje, 14/9, os resultados colhidos na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS). Segundo a pesquisa, o setor analisado cresceu 0,5% em julho deste ano. Com isso, houve na soma dos últimos três meses de análise uma alta de 2,2%.

No comparativo com julho de 2022 e os últimos doze meses, o crescimento registrado ultrapassa 3,5% e 6%, respectivamente. Os índices positivos demonstram que as atividades do ramo cresceram 12,8%, ao se analisar o período pré-pandemia (fevereiro de 2020). O índice PMS é medido pelo IBGE desde 2013.

De acordo com o documento, com o avanço, o volume de serviços está em sua 29ª taxa positiva consecutiva. Esse crescimento recente é derivado, principalmente, em três das cinco atividades observadas: transportes (0,6%), serviços prestados às famílias (1%) e de demais serviços (0,3%). Nos últimos doze meses, tais subgrupos contaram com acúmulos significativos, entre 1,4% a 8,7%.

Ao todo, houve um crescimento de 50% dos 166 tipos de serviços analisados pelo PMS do INGE. Com isso, e graças os índices positivos registrados em serviços auxiliares aos transportes e correios (2,5), foi possível atestar a 29ª taxa positiva. Nominalmente, a receita do setor de serviços cresceu 11% no acumulado de 12 meses e 8,5% ao longo de 2023.

A nível regional, 13 das 27 unidades federativas brasileiras registraram expansão no volume de serviços no comparativo entre julho deste ano com junho anterior. Goiás (5,6%), Ceará (3,3%) e Mato Grosso (3%) obtiveram as altas mais significativas, enquanto Pará (-3%), Distrito Federal (-2,9%) e Espírito Santo (-1,8%), indicam resultados negativos na variação mensal.

O que diz o IBGE

De acordo com a instituição, o avanço estatístico do setor ocorre pelas atividades do transporte de cargas rodoviário, que cresce desde o pós-pandemia, em razão do comércio eletrônico e pelo setor agrícola.

“O LSPA [Levantamento Sistemático da Produção Agrícola] vem prevendo uma série de recordes de safra para o milho e a soja. Isso aumenta muito a demanda do transporte de cargas, tanto pelo fluxo de insumos, como os fertilizantes, quanto pelo próprio escoamento da produção agrícola”, afirma o pesquisador do IBGE, Rodrigo Lobo.

Os resultados completos dessa pesquisa e de meses anteriores podem ser acessados neste link.

Tiago Souza

Jornalista nascido, formado e vivenciado na capital da Amazônia, Manaus. É formado desde 2019 em Comunicação Social.

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

10 meses ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

10 meses ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

10 meses ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

10 meses ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

10 meses ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

10 meses ago