A Iberdrola e o grupo empresarial asturiano Exiom continuam avançando com foco em inaugurar, de forma definitiva, a primeira fábrica de painéis solares fotovoltaicos na Espanha, cujo início de operação está previsto para a primavera do hemisfério norte. Um dos recentes avanços mais importantes foi a chegada, a montagem e instalação de equipamentos especializados para sua produção.
Empresas buscam colocar Espanha na liderança em produção de painéis solares
O equipamento em questão é um maquinário complexo, pesado e de alto volume, desenvolvido na fábrica em vários lotes de equipamentos. O projeto da fábrica de painéis solares é resultado do esforço empreendido pela Iberdrola e pela Exiom para atrair à Espanha parte da cadeia de valor vinculada às energias renováveis, especificamente a energia solar. O foco é fazer da Espanha uma potência nesse setor emergente na Europa.
A abertura dessa nova fábrica de painéis solares na Europa atende ao interesse de ambas as empresas em obter uma fabricação competitiva ao nível da União Europeia, concentrada em uma primeira fase, em painéis solares, com a possibilidade de estender a colaboração a outros componentes da cadeia de valor fotovoltaica.
O compromisso da Iberdrola com um modelo energético sustentável faz parte de seu programa PERSEO para promover o desenvolvimento de start-ups e empresas industriais inovadoras que atuam em novas áreas de eletrificação e em setores mais difíceis de descarbonizar.
Desde sua criação em 2008, a PERSEO investiu 175 milhões de euros em empresas que desenvolvem tecnologias inovadoras, concentrando-se naquelas que melhoram a sustentabilidade do setor de energia por meio de uma maior eletrificação e da descarbonização da economia. A região asturiana de Langreo acolherá o local de construção da primeira fábrica de painéis solares da Espanha.
Fábrica de painéis solares recebe investimentos de 1,2 milhão de euros
A Exiom é, além disso, um fabricante com capital 100% espanhol, originário das próprias Astúrias, e um dos grupos europeus a figurar na prestigiada lista de fabricantes Tier 1.
Este projeto conta com um subsídio de 1,2 milhão de euros, do Instituto para a Transição Justa, por meio do programa destinado a projetos empresariais geradores de emprego que promovam o desenvolvimento alternativo de zonas de transição justa, correspondente ao concurso de 2023.
O objetivo das políticas de Transição Justa é otimizar oportunidades de atividade e emprego da transição ecológica para uma economia verde e de baixo carbono e minimizar os impactos econômicos e sociais negativos que possam acontecer.
A Iberdrola Espanha mostra assim seu compromisso com o desenvolvimento da região, na busca por projetos e iniciativas de desenvolvimento econômico ligados às oportunidades oferecidas pela transição energética para uma economia descarbonizada.
O “Plano Lada” da Iberdrola tem como objetivo transformar a região com base em quatro eixos, sendo eles investimentos em tecnologias limpas, promoção do desenvolvimento de fornecedores locais, formação e apoio ao empreendedorismo local.
Conheça melhor as empresas
O Grupo Exiom é um grupo empresarial voltado à energia fotovoltaica com mais de 14 anos de experiência no segmento. Conta com cerca de 300 colaboradores e o Grupo desenvolve sua atividade tanto na Espanha como em todo o cenário internacional. A Exiom realizou 650 projetos apenas no último ano, tanto a nível nacional como estrangeiro.
Já o grupo Iberdrola realiza uma profunda transformação, antecipando a transição energética atual em 20 anos para enfrentar os desafios das mudanças climáticas e a necessidade de um modelo de negócio limpo, confiável e inteligente. Atualmente, o grupo é líder em energias renováveis e redes inteligentes, contando com uma carteira diversificada de negócios e geografias.
A atuação e os novos investimentos da Iberdrola no Brasil possibilitam o destrave do mercado de energia limpa e uma transição energética mais fácil
A Iberdrola tem uma presença significativa no Brasil, principalmente por meio de sua subsidiária Neoenergia. Esta empresa se destaca no setor de energia, atuando nas áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização de eletricidade. A Iberdrola está presente em 18 estados e no Distrito Federal, sendo a principal companhia elétrica privada com presença no setor de redes, listada na B3 de São Paulo.
O compromisso da Iberdrola com o Brasil é evidenciado por meio de vários projetos e investimentos. Um dos mais notáveis é a incorporação dos negócios da Elektro, resultando na criação da maior empresa de serviços públicos de eletricidade do Brasil e da América Latina em termos de número de clientes. Com a incorporação da Elektro, a Neoenergia passou a atender um território com mais de 43 milhões de pessoas, tendo uma base de ativos regulamentados de aproximadamente 3,65 bilhões de euros.
Além disso, a Iberdrola tem se comprometido com o desenvolvimento sustentável no Brasil desde a criação da Neoenergia em 1997. Após a integração da Elektro Holding em 2017, a empresa se consolidou como um gigante do mercado elétrico brasileiro e latino-americano. Um marco importante foi a listagem da Neoenergia na Bolsa de Valores de São Paulo em 2019, reforçando sua posição como líder privada no setor de redes.
No âmbito das energias renováveis, a Iberdrola, por meio da Neoenergia, opera no setor de energia renovável utilizando três tecnologias: eólica, hidrelétrica e solar. A empresa possui a maior linha de transmissão de eletricidade do mundo, com mais de 1.700 quilômetros, e está constantemente investindo no desenvolvimento de tecnologias de redes inteligentes.