A Future Proof Shipping (FPS) está com mais um incrível lançamento no mercado de navegação. Trata-se do H2 Barge 1, o novo navio porta-contêineres com emissão zero, que utiliza o hidrogênio como combustível principal. Segundo a empresa, o navio pode reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 2.000 toneladas de CO2 por ano, contribuindo para a agenda ambiental global.
Navio porta-contêineres movido a hidrogênio foi lançado pela FPS
A empresa de navegação holandesa Future Proof Shipping (FPS) anunciou o lançamento oficial do primeiro navio porta-contêineres terrestre movido a hidrogênio, marcando um marco importante na busca por soluções de transporte mais sustentáveis. O H2 Barge 1, com emissão zero, foi apresentado hoje em Roterdã, na Holanda, e já é a grande aposta para o mercado da região.
Com dimensões de 110 metros por 11,45 metros, o navio porta-contêineres interno H2 Barge 1, desenvolvido pela Future Proof Shipping, foi fretado pela BCTN em nome da Nike EMEA. Essa embarcação inovadora reduzirá as emissões de gases de efeito estufa em aproximadamente 2.000 toneladas de CO2 por ano. De acordo com as informações da Future Proof Shipping, sua rota principal será entre Roterdã e o terminal terrestre do BCTN em Meerhout, com viagens programadas várias vezes por semana.
A Nike, em sua busca por uma estratégia de carbono zero e desperdício zero, firmou parceria com a Future Proof Shipping e a BCTN Network of Inland Terminals para impulsionar o transporte livre de emissões. Essa colaboração exemplifica o compromisso da Nike em reduzir sua pegada ambiental e incentivar práticas mais sustentáveis na indústria.
O lançamento do H2 Barge 1 é um marco significativo na indústria de transporte marítimo, destacando a viabilidade do hidrogênio como combustível alternativo para embarcações. Ao eliminar as emissões de gases de efeito estufa, o navio ainda demonstra o potencial para uma navegação mais limpa e sustentável.
O Ministro de Infraestrutura e Gestão de Água da Holanda, Mark Harbers, elogiou o marco alcançado pelo Future Proof Shipping: “Espero que esta conquista do Future Proof Shipping convença outros armadores a fazer a transição para o transporte livre de emissões também, e que muito mais rótulos de emissão A-Zero sejam entregues no futuro”, disse.
Novo porta-contêineres H2 Barge 1 foi adaptado pela Holland Shipyards Group
A embarcação pioneira H2 Barge 1, lançada recentemente pela Future Proof Shipping como o primeiro porta-contêineres terrestre movido a hidrogênio, foi adaptada pela renomada empresa de construção naval, Holland Shipyards Group. Sob um contrato conquistado em 2021, a Holland Shipyards foi responsável por equipar a embarcação com o sistema de hidrogênio e célula de combustível.
O sistema instalado na embarcação possui uma capacidade de 825 kW, que fornece propulsão e energia auxiliar. Além disso, foi incorporada uma bateria de íon-lítio de 504 kWh, utilizada para cortes de pico de energia, energia secundária e ponte. O sistema ainda inclui um barramento de 750V DC e um motor elétrico para a propulsão da embarcação.
Impulsionada pelo sucesso do H2 Barge 1, a Future Proof Shipping planeja adaptar mais duas embarcações porta-contêineres com sistemas de propulsão a hidrogênio, buscando alcançar emissão zero. A empresa está comprometida em impulsionar a transição para o transporte marítimo mais limpo e sustentável, e o trabalho do segundo navio com combustível de hidrogênio já está em andamento nas instalações da Holland Shipyards Group.
Com as informações divulgadas até o momento, podemos concluir que o novo navio porta-contêineres movido a hidrogênio foi lançado na Holanda e foi batizado de H2 Barge 1. Agora, a Proof Shipping investe na sustentabilidade e na emissão zero com o novo combustível.