Home INDÚSTRIA Heinzel e Paracel anunciam um acordo de investimento para construir a primeira fábrica de celulose no Paraguai

Heinzel e Paracel anunciam um acordo de investimento para construir a primeira fábrica de celulose no Paraguai

Paraguai recebe o maior investimento privado da história do país: US$ 3,3 bilhões destinado a primeira e maior fábrica de celulose da região

by Valdemar Medeiros
Heinzel e Paracel anunciam um acordo de investimento para construir a primeira fábrica de celulose no Paraguai

As empresas Paracel e Heinzel firmaram um acordo de investimento para construção de uma nova fábrica de celulose no Paraguai. O planejamento da Paracel é produzir mais de 1 milhão de toneladas métricas de celulose com base no eucalipto, por ano em Concepción, ao norte do Paraguai, onde a empresa tem mais de 180.000 hectares de terra em ativos florestais.

A Heinzel completou o investimento na nova fábrica de celulose no Paraguai, se tornando o investidor de capital estratégico. A empresa ficará com 25% das ações da Paracel, investidos na nova fábrica de celulose, o restante do investimento foi completado por um grupo de famílias empresárias europeias e paraguaias.

Nova fábrica de celulose no Paraguai já recebeu licenças para inicio das obras

Desde o começo do projeto, lá no final do ano de 2018, o projeto pioneiro da nova fábrica de celulose no Paraguai já havia passado por importantes marcos.

O projeto da nova fábrica vai de encontro com projeto de florestamento no mesmo local, a Paracel já plantou mais 16.000 hectares de floresta, concluiu o projeto da nova fábrica de celulose e já recebeu sinal verde para a construção, assim como também recebeu todas as licenças socioambientais necessárias para concretizar o projeto.

As obras de terraplanagem já começaram no local, e o programa de conservação e programas sociais também. Sendo um dos maiores projetos de reflorestamento do mundo, o projeto da Heinzel e Paracel finalizou a documentação do efeito de sequestro de carbono do plantio de mais de cem milhões de árvores.

CEO da Heinzel fala sobre investimento que destravará cerca de 4 mil empregos

A Heinzel é líder em crescimento na indústria de papel e celulose, com sede em Viena, Áustria. E com unidades de produção na Alemanha, Estônia e na Áustria, em uma rede global de vendas especializada em mercados emergentes.

O CEO da Heinzel, Sebastian Heinzel ressaltou “Estamos entusiasmados em participar deste projeto inovador para a produção florestal e de celulose sustentável no Paraguai. A Paracel não entregará apenas os produtos à base de fibra do futuro. Ela já está participando da luta contra o aquecimento global e trabalhando ativamente no aumento da biodiversidade na região. Contribuiremos com nossa experiência industrial e nossa experiência de longos mercados de celulose para tornar este projeto bem-sucedido.”

O grupo de famílias empresárias que está junto no investimento da Paracel, são lideradas pelo Grupo Zapag, o qual é fundador e maior acionista da Paracel.

Heinzel, Zapag e Paracel juntas no novo empreendimento de celulose e florestamento

O Grupo Zapag é um conglomerado familiar do Paraguai, que tem como foco principal o setor de distribuição de combustível, produção de etanol, imobiliário e logística fluvial. O grupo já é atuante nos países: Paraguai, Bolívia, Uruguai e Argentina. E agora firmou parceria com a Heinzel nesse novo empreendimento.

“Não poderíamos ter encontrado melhor parceiro do que a Heinzel, para concretizar essa visão para o futuro do Paraguai”, diz o presidente do Grupo Zapag, Blas Zapag. Per Olofsson, representando o cofundador da Paracel e desenvolvedor de projetos Girindus Group da Suécia, acrescentou mais, ressaltando o crescimento da Paracel: “Agora estamos prontos para levar a Paracel ao próximo nível. A Heinzel completa a equipe de profissionais experientes que estamos construindo.”

Veja também