A Rov Solar, empresa lançada pelo Grupo Raça, localizado em Vitória de Santo Antão, entrou recentemente no mercado de energia solar em Pernambuco. Com mais de três décadas de experiência na distribuição de alimentos e atendendo a 90 municípios do estado, o grupo, que é o quinto maior atacadista de Pernambuco, utilizará sua experiência em logística nessa nova jornada.
A Rov Solar planeja investir R$ 120 milhões nos próximos dois anos na operação de sua usina de energia solar em Vitória de Santo Antão, que ocupará uma área de 27 hectares.
A primeira fase do empreendimento terá uma capacidade de 10 MW e terá início em breve, seguida pela segunda fase com mais 10 MW no segundo semestre. O objetivo da companhia é alcançar uma capacidade total de 30 MW até 2024. Para entregar a eletricidade dos parques de energia solar com qualidade à concessionária, a empresa utilizará tecnologia de Israel dos inversores da SolarEdge, presente em 133 países.
A israelense acompanhará remotamente por meio de análise de dados, 24 horas por dia, às 18 mil placas instaladas na usina de energia solar de Vitória, para garantir que todas as placas funcionem entregando o máximo da energia captada.
Segundo a sócia-diretora da nova operação, Reiville Serra, um dos diferenciais do empreendimento é as placas serem monitoradas individualmente ou em pares e atuam de forma diferente das que usam o sistema de strings convencionais, com fileiras de placas solares encadeadas, tendo a desempenho e produtividade atrelada a todo o conjunto, reduzindo o aproveitamento da energia captada. Esse novo sistema mitiga as perdas, otimizando os resultados na geração.
As placas já instaladas na usina de energia solar são da marca chinesa Longi, que também atua na produção das células e fornece matéria-prima para outros fabricantes de placas solares em todo o mundo. Bruno Amaral, engenheiro e Diretor Técnico da Rov, afirma que a empresa está utilizando combinações dos dois melhores produtos em energia fotovoltaica no mundo. Em relação à tecnologia, a empresa investe para se posicionar como uma das três usinas solares mais bem equipadas do Nordeste.
Os parques solares da Rov Solar trarão benefícios a associações, consórcios, cooperativas ou condomínios parceiros da empresa, possibilitando a alocação da energia elétrica gerada para clientes finais ligados aos parceiros da companhia, que podem ser pessoas físicas e jurídicas com contas de energia a partir de R$ 1 mil.
A grande vantagem deste modelo de negócio em Pernambuco é que os clientes poderão repartir entre si os custos da geração de energia e receber parte da energia elétrica gerada para compensar seu consumo de eletricidade, através do sistema de compensação de energia criado pela Lei 14.300/2022, o que permitirá uma redução nos seus custos com consumo de energia que pode chegar a 25%.
Segundo Raí Rodrigues, sócio e Diretor Operacional, não há risco de prejuízos para os clientes, visto que não vão assumir custos com financiamento, nem investimentos ou encargos de manutenção.
Reíville Serra, afirma que sua missão é democratizar o acesso à energia sustentável, conectando pessoas aos parques solares mais modernos do mercado.
Para ilustrar esse compromisso, Serra explica que os clientes ligados aos parceiros da Rov Solar só compartilharão os custos de operação dos parques solares quando começarem sua operação, possibilitando que os mesmos recebam energia elétrica no mesmo momento.
A Azul Linhas Aéreas, uma das principais companhias aéreas do Brasil, anunciou recentemente a abertura…
A Solar Coca-Cola, uma das maiores engarrafadoras do Sistema Coca-Cola no Brasil, está oferecendo vagas…
O Uniflex Group, empresa de destaque no setor de serviços offshore, está conduzindo um processo…
A Braskem, líder no setor petroquímico brasileiro e referência global em sustentabilidade e inovação, anunciou…
O Hospital Albert Einstein, referência no setor de saúde, está com vagas de emprego abertas…
A Alupar, referência no setor de energia, está com vagas de emprego abertas para diversos…