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Grupo Boticário anuncia investimento de R$ 1,8 bilhões em nova fábrica em Minas Gerais com projeção de criar 800 empregos diretos

Grupo Boticário investe R$ 1,8 bilhão em nova fábrica em Minas Gerais, gerando 800 empregos e fortalecendo sua presença no mercado brasileiro.

by Andriely Medeiros
Grupo Boticário investe R$ 1,8 bilhão em nova fábrica em Minas Gerais, gerando 800 empregos e fortalecendo sua presença no mercado brasileiro.

O Grupo Boticário, uma das maiores empresas do setor de cosméticos no Brasil, anunciou um investimento significativo de R$ 1,8 bilhão para a construção de uma nova fábrica em Pouso Alegre, no sul de Minas Gerais. Essa unidade será a quarta fábrica do grupo e faz parte de um amplo plano de expansão que visa aumentar a capacidade de produção e otimizar a logística da empresa em todo o país.

Grupo Boticário faz investimento estratégico em Minas Gerais

O novo investimento faz parte de um pacote maior de R$ 3,4 bilhões em aportes anunciados pela empresa em 2024. Esse valor soma-se aos R$ 800 milhões já investidos em 2021 na ampliação e automação da fábrica em Camaçari, na Bahia, elevando o total de investimentos do grupo no período de 2021 a 2024 para R$ 4,1 bilhões. 

Além disso, o Grupo Boticário já havia investido cerca de R$ 500 milhões em centros de distribuição em diversas regiões do Brasil. A escolha de Pouso Alegre como sede da nova fábrica foi baseada em sua localização estratégica, próxima aos principais mercados consumidores do país. 

“A nova unidade nos permitirá estar ainda mais próximos de nossos consumidores e atender aos planos futuros de crescimento”, afirmou Artur Grynbaum, vice-presidente do conselho do Grupo Boticário e ex-CEO da empresa até 2021. Com previsão de início de operação em 2028, a nova fábrica deverá aumentar em 50% a capacidade de produção do grupo e gerar cerca de 800 empregos diretos, contribuindo para o desenvolvimento econômico da região.

Outras expansões e melhorias estão previstas pelo grupo

Além da nova planta em Minas Gerais, o Grupo Boticário planeja investir R$ 700 milhões na expansão de sua malha logística em todo o Brasil. Outros R$ 840 milhões serão destinados à ampliação da fábrica em São José dos Pinhais, no Paraná, aumentando em até 40% a capacidade das linhas de produção e melhorando a estrutura administrativa.

Esses investimentos refletem a forte recuperação e crescimento da empresa após os desafios enfrentados durante a pandemia de COVID-19. Entre 2021 e 2023, o Grupo Boticário registrou um crescimento de 70% em suas vendas, atingindo um total de R$ 30,8 bilhões em 2023.

O principal objetivo dos novos investimentos é atender à crescente demanda do mercado interno, que representa a maior parte das vendas do grupo. Embora o mercado externo esteja em expansão, ele ainda é uma parcela menor do total das operações da empresa. A marca O Boticário, por exemplo, já é uma das principais em Portugal, mas o foco principal da empresa permanece no Brasil.

O Grupo Boticário também adquiriu recentemente a marca Truss, especializada em produtos para tratamento capilar profissional, o que pode abrir novas oportunidades de expansão internacional nos próximos anos. A Truss já está presente em mais de 50 países, e a expectativa é que, nos próximos 24 meses, a empresa inclua de 15 a 20 novos parceiros internacionais.

Grupo Boticário aposta na expansão do seu portfólio com nova fábrica

Além dos investimentos em infraestrutura, o Grupo Boticário mantém sua estratégia de crescimento através de aquisições e desenvolvimento de novas marcas. Desde 2008, a empresa tem expandido seu portfólio com a compra de marcas como Vult, Dr. Jones e, mais recentemente, Truss. Grynbaum ressaltou que o espírito empreendedor da empresa continua vivo, com a busca por oportunidades que façam sentido para o negócio.

Em 2020, por exemplo, o grupo considerou a compra da Coty no Brasil, dona das marcas Wella, Cenoura&Bronze e Risqué, mas as negociações não avançaram. O Grupo Boticário também investe em inovação, com uma das áreas de pesquisa e desenvolvimento (P&D) mais modernas do mundo.

Isso permite à empresa criar novas marcas internamente, como fez com Quem Disse, Berenice? e Eudora, ampliando seu portfólio e atendendo a um mercado de consumidores que, cada vez mais, busca variedade e qualidade em suas escolhas de beleza.

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