Home INDÚSTRIA Granja de Toledo, no Paraná, inaugura unidade produtora de biogás com a presença do governador Ratinho Jr

Granja de Toledo, no Paraná, inaugura unidade produtora de biogás com a presença do governador Ratinho Jr

Propriedade da Família Angst é a primeira de pequeno porte no Brasil a contar com biometano como energia renovável

by Marcelo Santos
Granja de Toledo, no Paraná, inaugura unidade produtora de biogás com a presença do governador Ratinho Jr

A Granja Angst, uma propriedade de apenas 3 hectares localizada em Toledo, no Oeste do Paraná, inaugura nesta sexta-feira (15) o biodigestor e a unidade produtora de biometano instalados no local. Com isso, a granja poderá ampliar sua capacidade de produção de leite em mais de 350% de leite e de suínos em 411%. Essa é a primeira propriedade de pequeno porte – com uma área equivalente a três campos de futebol – a contar com esse tipo de energia renovável no Brasil.

Autoridades do governo do PR estarão presentes

Autoridades do Governo do Paraná, entre eles o governador Ratinho Junior e o secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, e da Prefeitura de Toledo, são esperados na Granja Angst para conhecer a iniciativa e inaugurar o biodigestor e a unidade produtora de biometano.

A visita faz parte do ato comemorativo dos dois anos do Programa RenovaPR (Programa Paraná Energia Rural Renovável), iniciativa do Governo do Estado que visa estimular a transformação energética do campo.

Mais de R$ 1,3 milhão investido no projeto

Orçado em R$ 1,3 milhão, o projeto da Granja Angst foi desenvolvido pela Bley Energias e selecionado entre outros 5,4 mil apresentados ao Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) para receber financiamento do Banco do Brasil. Entre os escolhidos, foi um dos dois únicos na área de biometano.

O projeto foi enquadrado no RenovaPR (Programa Paraná Energia Rural Renovável), iniciativa do Governo do Estado que busca estimular a transformação energética do campo. Todo o recurso para implantação foi viabilizado pelo Banco do Brasil, financiado em dez anos.

Sobre o programa Renova PR

O Programa Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR) apoia a geração distribuída de energia elétrica a partir de fontes renováveis, em especial biomassa e solar, em unidades produtivas rurais paranaenses. Também é considerada como fonte disponível a energia de Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGH) e de Micro Centrais Geradoras Hidrelétricas (MCGH).

De acordo com dados da Copel, após o lançamento do programa pelo IDR-Paraná, em agosto de 2021, o número de propriedades rurais com geração própria de energia limpa deu um salto: passou de 5.558 conexões à rede para 22.790 em fevereiro de 2023 – quatro vezes maior, ou 17.232 conexões novas. Nessa conta estão os projetos executados via RenovaPR (cerca de 5 mil) e aqueles da iniciativa privada, fruto dessa onda verde implementada no Interior.

A geração própria de energia limpa pelos agricultores traz economia, melhora a competitividade dos produtos paranaenses e possibilita uma produção mais sustentável.

A divulgação do programa ao agricultor foi feita pelos escritórios regionais e pelos servidores que atendem os produtores no campo. Os técnicos do instituto também foram responsáveis pelo acompanhamento dos projetos, desde a execução até a liberação pela instituição financeira.

 

Veja também