NOTÍCIAS

Governo brasileiro nega pagar US $ 14 bilhões à Petrobras

SÃO PAULO (Reuters) – O Ministério da Economia do Brasil negou que o governo pague US $ 14 bilhões à estatal Petroleo Brasileiro SA para resolver uma disputa por uma zona de produção de petróleo na costa brasileira, conhecida como área de transferência de direitos.

O ministério disse à Reuters em comunicado que a cifra, divulgada na segunda-feira pelo jornal Valor Econômico, foi apenas uma das várias propostas encaminhadas à equipe de transição do presidente Jair Bolsonaro por seu predecessor Michel Temer. O montante final ainda não foi decidido, disse o ministério.

O relatório de que US $ 14 bilhões foram acertados para resolver a disputa ajudou a impulsionar as ações ordinárias da Petrobras, como a empresa é conhecida, em até 5,5%. As ações ordinárias fecharam na segunda-feira 3,3 por cento acima e as preferenciais aumentaram 1,6 por cento, contra uma queda de 0,15 por cento no índice de referência Bovespa.

A acomodação de um valor representaria um grande avanço na disputa de longo prazo e ajudaria a Petrobras a reduzir sua considerável dívida líquida, que estava em US $ 73 bilhões a partir do terceiro trimestre.

Às vezes, durante as negociações, a Petrobras alegou que é devida até US $ 30 bilhões, enquanto partes do governo disseram que a Petrobras devia dinheiro ao Estado.

Na quarta-feira, o ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse que espera que a disputa seja resolvida dentro de 100 dias e que a Petrobras é a credora na disputa. A quantia que a Petrobras devia e a forma de pagamento ainda estavam em discussão, acrescentou.

Uma disputa sobre a área em questão data de 2010, quando o governo brasileiro concedeu à Petrobras o direito de extrair 5 bilhões de barris de óleo e gás na bacia marítima de Santos. O governo recebeu ações adicionais da Petrobras em troca, com base nos preços do petróleo na época.

O volume de petróleo na área é agora estimado como sendo muito maior, e o governo sem dinheiro quer vender os direitos para extrair o óleo extra. As reservas selecionadas não podem ser leiloadas até que o governo e a Petrobras resolvam uma disputa sobre a transação de 2010.

Entre outras coisas, o contrato estipulava que os custos seriam revistos depois que a área fosse declarada comercialmente viável em 2014, o que levou a anos de disputa à medida que os preços do petróleo flutuavam.

Petrosolgas

Petrosolgas. Site especializado no setor de óleo e gás, as principais notícias do setor você encontra aqui.

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

10 meses ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

10 meses ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

10 meses ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

10 meses ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

10 meses ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

10 meses ago