NOTÍCIAS

Google anuncia novas demissões em 2024: Outras gigantes de tecnologia do mercado global acompanham a tendência

A Google anunciou novos planos de realizar demissões em massa ao longo de 2024, conforme divulgado pelo CEO Sundar Pichai recentemente. A companhia justifica a decisão afirmando que está focando em outros investimentos e prioridades no mercado de tecnologia. Conforme divulgado pelo CEO, a empresa planeja cortes menores do que os ocorridos em 2023, que chegaram a 12 mil funcionários. No entanto, as demissões já começaram e estão afetando centenas no time de vendas de publicidade e cerca de 100 no YouTube. Além da Google, outras gigantes do mercado de tecnologia estão seguindo a tendência, principalmente com o crescimento da Inteligência Artificial. 

Novas demissões em massa no time de tecnologia da Google em 2024

A Google está planejando novas demissões ao longo de 2024, conforme revelado pelo CEO da empresa, Sundar Pichai, em um memorando obtido pelo The Verge. Pichai destacou a necessidade de fazer escolhas difíceis para criar espaço para investimentos em novos projetos e prioridades para os próximos anos no mercado de tecnologia.

“Temos metas ambiciosas e investiremos em nossas grandes prioridades este ano. A realidade é que, para criar capacidade para este investimento, temos que fazer escolhas difíceis”, comentou o CEO.

Em comparação com as grandes demissões de 2023, que chegaram a 12 mil funcionários, o CEO afirmou que as demissões planejadas para esse ano não serão tão grandes. Além disso, elas não afetarão todos os setores da empresa, buscando focar em segmentos mais específicos. Na última terça-feira (16), a Google demitiu centenas de funcionários de seu time de vendas de publicidade, afetando colaboradores em todo o mercado global.

Conforme anunciado, a busca pela simplificação de certas áreas da empresa é citada como a principal justificativa para esses cortes. Outro impacto nas demissões já está sendo observado no YouTube, com cerca de 100 funcionários do time de parcerias com criadores sendo demitidos em uma rodada de demissões que ocorreu nessa quarta-feira (17). 

Os funcionários demitidos terão um prazo de 60 dias para buscar novas oportunidades de emprego. Apesar de poderem se candidatar a vagas dentro da própria empresa, não há garantias de aceitação. Vale ressaltar que, em 2023, a Alphabet, controladora da Google, anunciou planos para cortar 12 mil cargos, em meio aos mais de 180 mil funcionários em setembro de 2023.

Gigantes do mercado de tecnologia acompanham tendência de demissões da Google

Apesar de brusca, a decisão da Google em realizar demissões em grande escala não aconteceu de forma única. Essa é uma tendência que já vem se instaurando entre outras grandes players do mercado global. Assim, a Google se juntou a outras gigantes da tecnologia, como Meta, Amazon e Microsoft, que também implementaram demissões em massa em 2023.

Esse movimento parece continuar em 2024, principalmente pelo aumento no interesse do uso de inteligência artificial (IA) para aprimorar a eficiência operacional. Desde 2022, diversas empresas do setor tecnológico têm implementado cortes em suas operações. No entanto, apenas o ano de 2023 ficou marcado como o “Ano da Eficiência”, com um aumento forte nas demissões.

Em 2024, as big techs continuam a reordenar suas operações, justificando os cortes como parte de uma estratégia para incorporar softwares de inteligência artificial e aliviar as cargas de trabalho, como anunciado recentemente pelo CEO da Google. Embora o objetivo seja otimizar a eficiência operacional, a substituição de trabalhadores por sistemas automatizados está trazendo grandes preocupações quanto ao impacto social e econômico.

Isso acontece, principalmente, porque a automação proveniente da IA pode resultar em perda de postos de trabalho em larga escala, afetando diversos setores. Agora, cabe ao mercado de tecnologia global aguardar os próximos passos da Google e dos demais players.

Andriely Medeiros

Ensino superior em andamento. Escreve sobre Petróleo, Gás, Energia e temas relacionados para o PetroSolGas.

Postagens Recentes

Volkswagen Saveiro Robust 2025 apresenta versatilidade e robustez em todas as versões. Vale a pena?

A Volkswagen Saveiro 2025 chega ao mercado destacando-se pela sua versatilidade e robustez, atributos que…

17 minutos ago

Edital publicado! Prefeitura abre novo Concurso Público com mais de 500 vagas para todos os níveis de escolaridade

A Prefeitura Municipal de Osasco, em São Paulo, divulgou a abertura de um novo concurso…

23 minutos ago

PRIO está com vagas de emprego abertas para aqueles que possuem interesse em integrar a equipe

A PRIO, empresa no setor de energia, anunciou a abertura de diversas vagas em áreas…

43 minutos ago

IF Goiano abre inscrições para cursos de pós-graduação gratuita no segundo semestre de 2024

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) acaba de publicar o Edital de Processo Seletivo para…

1 hora ago

Seagems assina contratos com a Petrobras para 6 PLSVs, no montante de US$ 1,8 bilhão

A Seagems garantiu contratos no valor de US$ 1,8 bilhão com Petrobras para seis navios…

4 horas ago

Chefe da CIMED anuncia investimento para construção de nova fábrica em Minas Gerais com expectativa de gerar centenas de empregos

A CIMED, uma das maiores indústrias farmacêuticas do Brasil, anunciou recentemente a construção de uma…

4 horas ago