INDÚSTRIA

Goiás revoluciona com inovação tecnológica e sustentável que transforma sementes em combustível para aviões

Goiás é o estado do Brasil que apresentou o maior rendimento nos ensaios de cultivo das sementes de carinata, um tipo de mostarda que pode ser transformada em combustível para aviões. É o que afirma Philip Herbst Minarelli, diretor da Nussed Brazil que lançou a novidade durante a Technoshow, feira de agronegócio em Rio Verde, na região sudoeste de Goiás.

Novo combustível para aviões feito de sementes deve ser lançado nos próximos anos

De acordo com o diretor, o combustível para aviões a partir de sementes está em desenvolvimento há oito anos na Argentina e, agora, em lançamento no Brasil. Apesar do biocombustível já ser comercializado na Europa, ainda não é comercializado no Brasil. Segundo Herbst, a previsão é de comercializar o combustível feito das sementes da carinata nos próximos dois ou três anos.

O diretor afirma que ainda não há uma estimativa de preço médio do combustível por litro, mas lista os benefícios do cultivo da carinata. Segundo ele, é uma cultura sustentável, assim há benefício para o solo, visto que protege contra erosão e reduz as pragas, além de ser uma cultura não transgênica.

Além disso, o diretor afirma que, para o cultivo da carinata, não é necessário desmatamento, tendo em vista que pode alternar com cultivo de outras espécies. Segundo o diretor da Nussed Brazil, foram realizados ensaios em Acreúna, Goiás, em Uberlândia (MG), Ponta Grossa (PR), Sarandi (RS) e Três de Maio (RS). Em Goiás, os ensaios do cultivo apresentaram maior produtividade, foram 50 sacos de sementes por hectare cultivados. Desta forma, a empresa decidiu lançar o combustível para aviões na Technoshow, em Rio Verde.

ANP aprova uso e produção do combustível para aviões

Cada saco de sementes de carinata produzido pesa cerca de 60quilos, que é uma quantidade capaz de produzir até 25 quilos de óleo bruto. O executivo afirma, ainda, que o restante da produção é proteína que pode ser destinada para alimentação animal.

O G1 entrou em contato com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para saber sobre a autorização para a produção do referido combustível em território nacional. A Agência informou que a produção de combustível sustentável de aviação (SAF), a partir de óleos vegetais como a carinata, já é aprovada para uso na aviação civil desde 2021, com a publicação da Resolução ANP nº 856.

A ANP informou ainda que, atualmente, não há registro de produção nacional nem importação desse combustível. Vale mencionar que o Governo de Goiás deu mais um passo essencial para que o estado seja um grande produtor de Combustível Sustentável de Aviação.

O secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Jooel de Sant’Anna Braga Filho, esteve reunido com a titular da Economia, Selene Peres, para discutir possibilidades de fomento às indústrias goianas e estimular também a competitividade das empresas nessa área.

Goiás é destaque nacional na produção e exportação de SAF

A produção de combustível para aviões pode ser realizada com recursos mais sustentáveis, a partir de resíduos da cana-de-açúcar, do milho, gases de combustão, sebo de vaca e óleo de cozinha usado, além de emitir menos CO2 e reduzir emissões nocivas ao meio ambiente.

Goiás é destaque nacional na produção e exportação desses insumos, desta forma, a SIC também esteve reunida com a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), avaliando possíveis políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do SAF. Também participaram do encontro os representantes do Parque Tecnológico de Inovação (PIT) de São José dos Campos, Luís Fernando e Amaury Acatuassu.

Marcelo Santos

Sempre esteve atento em todas as notícias que envolvem o setor de óleo e gás, tanta paixão o levaram a área da comunicação, sempre buscando informar aqueles que estão envolvidos no setor de óleo e gás e entusiastas que sonham com essa área.

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

10 meses ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

10 meses ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

10 meses ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

10 meses ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

10 meses ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

10 meses ago