No último dia 7 de dezembro, a Petrobras anunciou uma redução de quase 10% do preço do gás de cozinha em suas refinarias. Saiba mais sobre o GLP!
O gás de cozinha é também chamado de GLP, Gás Liquefeito de Petróleo. Segundo informações oficiais, a redução do preço se refere ao valor repassado às revendedoras. Sendo assim, especialistas estimam que o produto será vendido por aproximadamente R$ 3,23 a partir desta semana. O gás de cozinha geralmente é vendido em botijão de 13 Kg. Segundo informações oficiais, a parcela da Petrobras considerando esse padrão de 13 Kg passa a ser de R$ 42,04.
É a quinta vez consecutiva que a Petrobras reduz o valor do gás GLP. De acordo com informações oficiais, em 16 de novembro a redução ocorreu em 5,3%. Em nota, a empresa afirma que busca o equilíbrio entre os preços de mercado, praticando a coerência e acompanhando a evolução mercadológica do setor.
De acordo com informações da própria empresa, a Petrobras fabrica o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), um combustível destinado para uso doméstico e industrial. Popularmente conhecido como gás de cozinha ou gás de botijão, o GLP possui algumas principais aplicações. Visto que pode ser utilizado no comércio e em residências. Dentre as utilidades possíveis para o gás GLP estão:
Além disso, a Petrobras informa que o gás de cozinha também pode ser utilizado na geração de calor para caldeiras, cortes térmicos e fornos industriais. Usado principalmente em processos que a queima precisa ser isenta de resíduos, como na indústria de cerâmica, vidro, alimentícia para secagem de grãos, para propulsão de empilhadeiras, entre outras possibilidades, segundo informações oficiais.
Conforme definição da Petrobras, o Gás Liquefeito de Petróleo é composto por uma mistura de hidrocarbonetos, em maior quantidade, e contém de 3 a 4 átomos de carbono que, embora gasoso, nas Condições Normais de Temperatura e Pressão (CNTP), pode ser liquefeito sobre compressão ou resfriamento, o que otimiza o transporte e armazenamento.
O GLP pode ser produzido a partir de processos de refino ou unidades de processamento de gás natural (UPGNs). Além disso, ainda de acordo com a Petrobras, a empresa comercializa às distribuidoras produtos que atendem a um elevado padrão de qualidade e segurança, prezando pela orientação técnica.
Essa seria a causa principal da preferência pelo gás GLP da Petrobras, já que possui uma facilidade de queima no estado gasoso, ocasionando uma combustão mais completa, com pouca formação de resíduos e fuligem, por isso, o gás GLP da empresa é menos poluente e possui maior qualidade.
A Petrobras ressalta que um odorizante à base de enxofre é adicionado ao GLP para que seja detectável em caso de vazamentos. Além disso, a empresa destaca que produz e comercializa para distribuidoras o Gás Liquefeito de Petróleo com variados teores dos hidrocarbonetos em sua composição.
Segundo informa a Petrobras, proporções variáveis de propano/propeno e butano/buteno permite que as distribuidoras comercializem o combustível de forma mais segura e eficiente. Dessa forma, as distribuidoras podem comercializar diretamente para a indústria ou comércio, podendo entregar o produto a granel ou envazado em botijões de 2, 5, 8 ou 13 kg e cilindros de 20, 45 ou 90 kg, segundo informações oficiais.
A multinacional chinesa BYD, conhecida por sua atuação em tecnologia limpa e veículos elétricos, está…
A Arteris, uma das principais empresas de concessão de rodovias no Brasil, anunciou um novo…
A gigante do comércio eletrônico Amazon anunciou a abertura de mais de 10 mil vagas…
A Stone, uma das maiores empresas de tecnologia e serviços financeiros do Brasil, está com…
A Azul Linhas Aéreas, uma das principais companhias aéreas do Brasil, anunciou recentemente a abertura…
A Solar Coca-Cola, uma das maiores engarrafadoras do Sistema Coca-Cola no Brasil, está oferecendo vagas…