Empenhada em impulsionar a transição energética das regiões francesas, em março de 2018, a ENGIE e a SUEZ firmaram uma parceria ambiciosa para desenvolver parques solares fotovoltaicos em cerca de uma centena de instalações de armazenamento de resíduos, representando um potencial total de cerca de 1 GWp.
Localizado no coração do Ecocentro Grands Moulins, o parque Drambon-Pontailler é o primeiro local concluído após um ano de desenvolvimento. Com uma potência de 12 MWc, produzirá eletricidade equivalente ao consumo anual de 6.800 pessoas, correspondendo a quase um terço da população do cantão CAP Val de Saône. Esta instalação de 20 hectares, num local de armazenamento de resíduos reconstruído, consiste em 27.500 módulos e representa um investimento de 10 milhões de euros para a ENGIE.
Este projecto, supervisionado pela subsidiária ENGIE Green, recebeu apoio da região, graças a um diálogo estreito e permanente entre os parceiros e todos os intervenientes locais. Continuando com o trabalho neste parque, estão em andamento estudos para uma segunda fábrica, que poderia receber permissão de planejamento em 2019.
“Esta facilidade ilustra as formidáveis complementaridades entre ENGIE e SUEZ. Ele abre o caminho para muitos projetos solares fotovoltaicos no ecocentro, no interesse de uma transição zero carbono para as regiões ”, afirma Gwenaelle Huet, CEO da France Renewable Energy para ENGIE.
“Além de produzir novos materiais e energia a partir de resíduos, os locais de instalações de armazenamento gerenciados pelo Grupo têm um enorme potencial para a geração de recursos alternativos. Estamos orgulhosos dessa parceria com a ENGIE, que nos permite expandir a energia solar na França e contribuir para o desenvolvimento das regiões
Jean-Marc Boursier, VP Executivo Sênior do Grupo – Finanças e Norte da Europa
A ENGIE é a líder francesa em energia solar, com 1,2 GWp de capacidade instalada no final de 2018. O Grupo, que é um participante chave na transição energética, quer atingir 2,2 GW de capacidade solar instalada até o final de 2021.
Como um importante participante na economia circular, a SUEZ desenvolve novas fontes locais de energia renovável, através da gestão e recuperação da água. Em 2018, o grupo vendeu 7,5 TWh de energias verdes.
Uma segunda usina de energia solar será inaugurada este ano dentro do centro de armazenamento Calce (Pirineus Orientais). Mais de 20 projetos também estão sendo estudados na França, incluindo Milhac d’Auberoche (Dordogne) e Gueltas (Britanny).