DESTAQUE

Gás natural, óleo de aquecimento, gasolina e petróleo são commodities com maiores altas em um ano: veja quanto elas valorizaram e como isso impacta o Brasil!

Gás natural, óleo de aquecimento, gasolina e petróleo estão entre as commodities com altas acima de 70% em um ano! O gás natural teve alta de ao menos 110% neste tempo, enquanto o petróleo brent está com leve estagnação sendo cotado a US$ 110 por cada barril, seu acumulado é de 58%.

Um dos motivos que fazem com que o preço das commodities fiquem inflados durante este ano, é a guerra entre a Ucrânia e a Rússia, que estourou no final do mês de fevereiro e dura até os dias atuais com milhares de mortos e sanções econômicas. O presidente Putin, da Rússia, afirma que os conflitos irão parar somente depois que os ucranianos aceitarem o tratado de paz que os impede de fazer parte de grupos militares como a Otan.  O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, estava desde o mês de janeiro alertando sobre a possibilidade de invasão, visto que mais de cem mil soldados russos se encontravam nas fronteiras entre os dois países. 

As variações justamente nestes tipos de commodities afeta principalmente  o setor energético, que vem afetando intensamente os países em desenvolvimento, como o Brasil e a Argentina, fazendo com que haja um pico de inflação para dois dígitos. Para se ter uma ideia, o preço da gasolina já pode ser cobrado a mais de R $10 no estado de Santa Catarina para acompanhar o mercado externo. 

Como as commodities  impactam o Brasil?

De forma resumida, os preços das commodities impactam de forma direta no Brasil porque são elas que determinam qual será o valor que os produtos primários serão negociados no mercado global. Por isso, guerras como a Ucrânia e Rússia impactam também o governo de Bolsonaro porque fazem com que os preços fiquem inflados em meio à perspectiva negativa e o governo tenha que tomar uma série de alternativas para tentar conter as variações. As variações acontecem não somente  no valor dos combustíveis e itens voltados para a energia, como também para alimentos básicos como o café e a aveia.

Leia mais sobre: Companhia Brasileira de Offshore (CBO) está com centenas de vagas de emprego variadas para o setor de offshore

Daiane

Jornalista e redatora SEO com vasta experiência em diferentes empresas: Receitinhas, Yooper, Marfin, Petrosolgas, Diário Prime, Superprof, Tec Mobile, Hora de Codar e muito mais!

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

10 meses ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

10 meses ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

10 meses ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

10 meses ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

10 meses ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

10 meses ago