Um dos maiores patrocinadores de energia limpa do mundo vê o futuro do investimento europeu em gás natural.
O governo planeja deixar o carvão, e a energia nuclear poderia criar buracos na região, disse Thomas Breler, chefe do departamento internacional de energia, energia renovável e água do KfW, a divisão internacional de exportação e projetos de banco de desenvolvimento alemão. Segundo ele, o gás natural, o menos poluente dos combustíveis fósseis, fornece o suporte mais prático para a geração de energia renovável até que haja um repositório em escala de rede.
“Na Europa, muitos investimentos vão para a energia eólica offshore, bem como para a terra, e não para o gás”, disse Brechler em entrevista na sede do banco em Frankfurt. “Há uma chance maior de expansão das plantas de gás, começando na Alemanha, onde veremos quantas usinas nucleares e de carvão serão desativadas.”
Os comentários destacam a possibilidade de que o gás natural continuará sendo uma fonte importante de energia, enquanto os políticos europeus estão trabalhando para reduzir as emissões de combustíveis fósseis. Enquanto as usinas a gás queimam mais limpamente do que o carvão, grupos ambientalistas insistem em eliminar todos os combustíveis que contribuem para a formação de gases de efeito estufa na atmosfera. Para o KfW, essa transição para formas de energia mais limpas exigirá usinas termoelétricas a gás como forma de compensar o fornecimento de energia variável de parques eólicos e solares.
Vários países europeus estão se inclinando para o carvão e a energia nuclear, e a Alemanha está discutindo um plano para impedir a mineração de carvão em 2038. O KfW forneceu 16 bilhões de dólares em empréstimos para energia limpa, perdendo apenas para o Banco Europeu de Investimentos da Europa, informou o BloombergNEF.
“Por mais que todos nós amamos a energia renovável, todos sabemos que quando há apenas fontes intermitentes, o sistema pode enfrentar dificuldades”, disse Brechler. “Se não houver carvão e não houver energia nuclear, a tecnologia de transição na época provavelmente deveria ser gás”.