ÓLEO E GÁS

Gás e energia: o avanço nas privatizações da Copel e Compagas

Na última quinta-feira, 24/11, a Assembleia Legislativa do Paraná concluiu a aprovação do projeto de lei que autoriza a privatização da Companhia Paranaense de Energia (Copel).

Gás e energia: o avanço nas privatizações da Copel e Compagas

O comando da estatal entende a privatização da Copel como uma oportunidade de elevação de seu principal ativo de geração, a hidrelétrica Foz do Areia, de 1.676 MW, visto que sua concessão expira em dezembro de 2024. 

Contudo, a oposição tenta impedir a privatização, já que não concordam com a liquidação da estatal do Paraná. Para a Copel, a renovação do contrato da hidrelétrica Foz do Areia é extremamente relevante. Visto que também é uma etapa importante para a privatização da Compagas, que é a concessionária de gás paranaense controlada pela Copel.

Uma nova empresa no mercado de energia elétrica

A privatização da Copel foi anunciada em menos de um mês após a operação de mercado de capitais do estado do Paraná, que objetivava otimizar a participação da empresa, inicialmente. Assim sendo, mais uma corporativa no setor de energia deve ser criada, considerando os moldes da Eletrobras e da Vibra.

A maior empresa do setor

De acordo com informações oficiais, o objetivo do processo é fazer com que a Copel se torne a maior empresa de energia elétrica do Brasil. A ação PNB da Copel tem subido desde o surgimento da notícia.

Sobre o modelo de privatização

O modelo da privatização da Copel prevê que o Estado fique com cerca de 15% do capital total da empresa e 10% das ações com direito a voto. Dessa forma, o governo busca recursos para os investimentos, valorizando as ações da Copel. 

Atualmente, o estado do Paraná tem mais de 31% do capital total da empresa, sendo 69,7% das ONs e 6,9% das PNs da Copel. Além disso, o BNDES deseja vender a sua participação na Copel. Visto que é um acionista importante dentro do mercado. O market cap da Copel  é de R$ 23,4 bilhões. 

Ação preferencial

A operação da Copel segue as mesmas diretrizes utilizadas pela Eletrobras, prevendo, por exemplo, a criação de uma ação preferencial especial detida pelo Estado e que terá poder de veto. Além disso, nenhum acionista poderá votar com mais de 10% das ações dentre diversos outros apontamentos.

Privatização da Compagas fica para 2023

A Compagas, Companhia Paranaense de Gás, é a empresa responsável pela distribuição de gás natural no Paraná, atendendo clientes dos segmentos residencial, comercial, industrial e veicular, segundo definição oficial.

A privatização da Compagas está prevista para 2023, considerando os diversos atrasos na renovação da construção. O Governo Estadual pretende antecipar a extensão do contrato para mais 30 anos. Visto que o vencimento ocorreria em 24 de julho de 2024, sendo um passo relevante para a desestatização.

Fipe

Segundo informações da Casa Civil do Governo do Paraná, novas informações foram solicitadas à Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que estuda a renovação contratual. A Fipe estendeu o contrato da possível renovação da Compagas para o segundo semestre de 2023.

A Casa Civil destaca que essa solicitação ocorreu em virtude do instável cenário econômico atual e a constante oscilação no mercado de gás. Portanto, a viabilização para a privatização em 2022 não foi possível, conforme previsto inicialmente.

Veronica Stivanim

Veronica Stivanim é Autora de 6 livros e atua como Redatora de diversos assuntos para Portais de Notícias. Livros publicados: Pausas, palavras e poesias (Ed. Autografia); As cartas que eu não mandei (Chiado Books); Eu pensei hoje… (Clube de Autores); Gestão de pessoas é coisa de jovem, sim! (Clube de Autores); Contei, mas é segredo! (Clube de Autores) e Resgatando meu amor (Clube de Autores).

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

10 meses ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

10 meses ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

10 meses ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

10 meses ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

10 meses ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

10 meses ago