Foto: SBM Offshore
O FPSO Sepetiba deixou o estaleiro Bomesc, na China, com destino ao campo de Mero, localizado na Bacia de Santo, no Brasil. De acordo com o anúncio feito pela multinacional holandesa SBM Offshore, essa importante etapa marca o início de uma nova fase de produção de petróleo na região e traz grandes expectativas para a indústria. Com capacidade para produzir até 180.000 barris de óleo por dia, o FPSO Sepetiba desempenhará um papel fundamental no aumento da produção nacional nos próximos anos.
A SBM Offshore é uma renomada companhia especializada em soluções de energia offshore e o FPSO Sepetiba é o terceiro navio-plataforma do modelo Fast4Ward da empresa. O Fast4Ward é um programa inovador que visa otimizar o processo de construção de FPSOs, reduzindo custos e agilizando o tempo de entrega ao mercado.
A utilização desse modelo permite uma maior eficiência operacional e contribui para o desenvolvimento sustentável da indústria de petróleo e gás. O processo de construção do FPSO Sepetiba envolveu fases de integração dos topsides e comissionamento onshore no estaleiro Bomesc, na China.
Após completar essas etapas com sucesso, a embarcação está pronta para iniciar sua jornada rumo ao Brasil. Antes de ser instalado no campo de Mero, o navio fará uma parada estratégica em águas abrigadas de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, onde será submetido a algumas inspeções técnicas e legais programadas para setembro. Uma vez que essas inspeções são essenciais para garantir a conformidade e a segurança operacional do FPSO.
A parceria entre a SBM Offshore e a Petrobrás é fundamental para o sucesso desse projeto. A Petrobrás possui um contrato de arrendamento e operação de 22 anos e seis meses do FPSO Sepetiba, o que representa um compromisso de longo prazo com a produção de petróleo na região.
Com a experiência da SBM Offshore e o apoio da Petrobras, espera-se que a produção de petróleo no campo de Mero alcance níveis significativos nos próximos anos, impulsionando a economia brasileira.
Além da capacidade impressionante de produção diária de óleo, o FPSO Sepetiba também tem uma capacidade de armazenamento de 1.400.000 barris de óleo. Essa capacidade de armazenamento estratégica permite que a embarcação armazene grandes volumes de petróleo, contribuindo para a estabilidade da produção e a otimização dos processos logísticos.
A operação do campo de Mero é liderada pela Petrobras, que detém 38,6% de participação, em parceria com a Shell Brasil (19,3%), enquanto 19,3% pertence a TotalEnergies, 9,65% a CNPC (9,65%), 9,65% a CNOOC Petroleum Brasil, e pôr fim a representante da União na área não contratada, a Pré-Sal Petróleo S.A -PPSA, que detém 3,5%.
A SBM Offshore é uma empresa multinacional especializada em serviços de engenharia, aquisição, construção, instalação e operação de Unidade flutuante de armazenamento e transferência (FPSO). A empresa tem sede em Amsterdã, nos Países Baixos, e possui operações em todo o mundo.
A SBM Offshore tem uma vasta experiência na indústria de petróleo e gás e é uma das principais fornecedoras de sistemas FPSO. Esses sistemas são utilizados em projetos offshore para extrair, processar, armazenar e transferir petróleo e gás para navios-tanque, permitindo a produção em áreas remotas ou em águas profundas.
A empresa oferece uma gama completa de serviços ao longo do ciclo de vida de um projeto, incluindo o projeto e engenharia dos sistemas FPSO, a construção e instalação das unidades no local, a operação e manutenção contínuas e a descomissionamento dos equipamentos quando necessário.
Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…
A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…
A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…
A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…
A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…
Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…