O FPSO Maria Quitéria, projetado pela Yinson e destinado à Petrobras, teve sua cerimônia de batismo realizada recentemente na China, marcando a reta final de sua construção. Com capacidade para produzir 100 mil barris de petróleo por dia, o navio-plataforma agora começará sua viagem rumo ao Brasil em breve, visando iniciar a produção no campo de Jubarte, na Bacia de Campos, em 2025. O FPSO incorpora tecnologias de ponta para redução de emissões e aumento de eficiência, se alinhando aos esforços de descarbonização da Petrobras para o futuro de suas operações.
Yinson realiza cerimônia de batismo do FPSO Maria Quitéria na China
Após uma cerimônia de batismo realizada na China pela Yinson, o navio-plataforma (FPSO) Maria Quitéria está prestes a iniciar sua jornada em direção ao Brasil. O evento, que ocorreu no Estaleiro da Cosco Shipping Heavy Industry (Shanghai), marcou o encerramento da construção da embarcação, que agora entra na etapa de comissionamento. A previsão é de que o FPSO comece sua viagem ainda neste trimestre, visando o início da produção em Jubarte para o ano de 2025.
O FPSO Maria Quitéria é um projeto de conversão com capacidade para produzir até 100 mil barris de petróleo por dia e armazenar 1 milhão de barris. Ele será o primeiro na frota da Yinson Production a operar a geração de vapor de recuperação de calor (HRSG) como parte de seu sistema de geração de energia em ciclo combinado.
“O HRSG é uma das várias tecnologias que estamos implementando em toda a nossa frota, em linha com nossos esforços contínuos para reduzir as emissões de carbono e ser líder na descarbonização da indústria de FPSO em direção ao objetivo de zero líquido”, afirmou a Yinson em comunicado.
Petrobras escolheu a Yinson para projeto do FPSO Maria Quitéria
A Petrobras selecionou a Yinson Production para desenvolver o FPSO Maria Quitéria em novembro de 2021, dando início aos trabalhos de conversão em janeiro de 2022. Esse será o terceiro FPSO da Yinson Production destinado ao Brasil, seguindo o FPSO Anna Nery, operando para a Petrobrás desde maio de 2023, e o FPSO Atlanta, que começará a produção para a Enauta em agosto.
“Junto com nosso cliente Petrobrás, estamos muito satisfeitos em celebrar o batismo de nosso mais novo FPSO hoje. O FPSO Maria Quitéria incorpora tecnologias de ponta para reduzir emissões e aumentar a eficiência, estabelecendo novos padrões. Essas tecnologias, juntamente com nossa capacidade de concluir o ativo no prazo, estão mostrando mais uma vez nossas capacidades de design inovador e excelência na execução do projeto”, disse o CEO da Yinson Production, Flemming Grønnegaard.
Já Tiago Pace Estefen, Gerente de Contratos da Petrobras, deu os parabéns à Yinson Production, Cosco Shipping e demais envolvidos nesse marco, ressaltando que o FPSO Maria Quitéria contribuirá para atender às demandas energéticas regionais, com operações previstas em breve.
Dessa forma, com o FPSO Maria Quitéria em fase avançada de conclusão, a expectativa é de que sua chegada ao Brasil represente não apenas um marco na produção de petróleo na Bacia de Campos, mas também um passo em direção à implementação de tecnologias mais sustentáveis na indústria de FPSO e nas operações da Petrobras.
Conheça um pouco mais sobre a Yinson
A Yinson é uma empresa global especializada em serviços de energia, com foco particular na indústria de FPSO. Com sede na Malásia, a Yinson opera em todo o mundo, oferecendo soluções sustentáveis para a produção de petróleo e gás em alto mar. Seu portfólio inclui uma ampla gama de serviços, desde o design e construção de unidades FPSO até operações e manutenção em campo. Ela é reconhecida por sua excelência técnica e compromisso com a segurança e o meio ambiente, sendo um dos principais players do setor.