A Petrobras está explorando uma parceria estratégica com a Unigel para revitalizar suas operações de fertilizantes em fábricas arrendadas em Sergipe e na Bahia. O presidente da estatal, Jean Paul Prates, anunciou que essa colaboração também abrangerá a produção de hidrogênio verde, marcando o retorno da Petrobras ao setor de fertilizantes em meio à transição energética.
Fertilizantes como segmento estratégico para a Petrobras
Diante das incertezas sobre o suprimento global de fertilizantes devido à redução das exportações provenientes da Ucrânia e Rússia, o segmento de fertilizantes tem se mostrado estratégico para a Petrobras.
A estatal busca, através dessa parceria com a Unigel, voltar a produzir fertilizantes de maneira atualizada e modernizada, contribuindo para a segurança e autonomia na cadeia de suprimentos.
As duas fábricas de fertilizantes, anteriormente administradas pela Petrobras, foram arrendadas à Unigel durante o governo de Jair Bolsonaro, por meio de contratos de dez anos. No entanto, a produção nas duas unidades foi interrompida este ano após a Unigel alegar que a falta de flexibilidade nos contratos de gás tornava as operações economicamente inviáveis.
A Busca pela viabilidade
A Unigel, ao interromper a produção de fertilizantes nas unidades de Sergipe e Bahia, destacou a queda nos preços dos fertilizantes no mercado internacional como um fator que impactou as operações. A empresa também ressaltou que essa queda foi mais acentuada do que a retração dos preços do gás.
O acordo de parceria entre Petrobras e Unigel inclui não apenas a produção de fertilizantes, mas também a exploração da geração de hidrogênio verde. A produção de hidrogênio verde é um passo importante para a Petrobras, alinhando-se com as tendências da transição energética e promovendo uma abordagem mais sustentável.
BNDES demonstra interesse em financiar o projeto
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) demonstrou interesse em financiar o projeto de parceria entre a Petrobras e a Unigel. Isso pode contribuir para impulsionar ainda mais a viabilidade e a realização das operações conjuntas, incluindo a produção de fertilizantes e a geração de hidrogênio verde.
Além da parceria com a Unigel, a Petrobras também tem planos para a retomada das operações na Araucária Nitrogenados (Ansa), uma unidade de fertilizantes nitrogenados no Paraná. A retomada da produção de ureia e Arla 32 é vista como uma estratégia comercial viável e alinhada aos planos de expansão da Petrobras.
Sobre a Unigel
A Unigel, uma multinacional brasileira, destaca-se como a segunda maior empresa petroquímica do país. Fundada em 1966 pelos engenheiros químicos Henri Slezynger e Edgardo Menghini, a empresa cresceu com um espírito empreendedor, expandindo-se através de aquisições, incorporações e fusões estratégicas.
Hoje, a Unigel é líder na produção de acrílicos e estirênicos na América Latina, contando com operações integradas verticalmente e uma ampla gama de produtos.
Com presença em quatorze instalações químicas no Brasil e México, a empresa continua a desempenhar um papel fundamental no setor. Em 2022, Henri Slezynger foi reconhecido como o décimo-quinto bilionário brasileiro autoconstruído em uma lista de destaque.
Sobre a Petrobras
Petróleo Brasileiro S.A., também conhecida como Petrobras, é uma empresa de capital aberto que opera como uma sociedade anônima. O Governo do Brasil (União) é o acionista majoritário da empresa, estabelecendo sua natureza como uma empresa estatal de economia mista. Com sede no Rio de Janeiro, a Petrobras está presente em 14 países e concentra suas atividades no setor de energia, com foco nas áreas de exploração, produção, refino, comercialização e transporte de petróleo, gás natural e seus derivados.
O lema atual da empresa reflete seu compromisso com a responsabilidade social e ambiental, sendo “Uma empresa integrada de energia que atua com responsabilidade social e ambiental”.