A ExxonMobil e a Mosaic Materials disseram em 27 de agosto que firmaram um acordo para explorar o avanço da tecnologia inovadora que pode remover o dióxido de carbono das fontes de emissão.
A Mosaic Materials avançou a pesquisa sobre um processo único que utiliza sólidos porosos, conhecidos como estruturas metal-orgânicas, para separar o dióxido de carbono do ar ou dos gases de combustão. O acordo com a ExxonMobil permitirá discussões adicionais entre as duas empresas para avaliar oportunidades para usos industriais da tecnologia em escala.
“As novas tecnologias em captura de carbono serão facilitadores críticos para atender às crescentes demandas de energia e reduzir as emissões”, disse Vijay Swarup, vice-presidente de pesquisa e desenvolvimento da ExxonMobil Research and Engineering Company.
“Nosso acordo com a Mosaic expande nosso portfólio de pesquisa em tecnologia de captura de carbono, que avalia várias vias – incluindo a avaliação de células de combustível de carbonato e captura direta de ar – para reduzir custos e permitir a implantação em larga escala. A adição da abordagem da Mosaic nos permitirá desenvolver seu trabalho para avaliar o potencial dessa tecnologia para ter um impacto significativo na redução das emissões de dióxido de carbono “.
“Com esse contrato com a ExxonMobil, buscamos acelerar o ritmo de nosso desenvolvimento e demonstrar os benefícios comerciais e ambientais que nossa tecnologia pode oferecer”, disse Thomas McDonald, diretor executivo da Mosaic Materials. “Nossa tecnologia proprietária nos permite separar o dióxido de carbono de praticamente qualquer mistura de gases usando mudanças moderadas de temperatura e pressão, aumentando substancialmente a eficiência energética e diminuindo os custos”.
O acordo da Mosaic Materials com a ExxonMobil faz parte do compromisso da Mosaic de acelerar o impacto de sua tecnologia inovadora e de baixo custo, e é o mais recente compromisso direto da Mosaic com empresas de várias indústrias para demonstrar as reduções de custos e os benefícios ambientais da utilização da Mosaic. soluções.
Esse compromisso se baseia no extenso portfólio da ExxonMobil – em colaboração com startups, universidades e governos – para desenvolver tecnologias de energia de última geração que melhorem a eficiência energética e reduzam as emissões de gases de efeito estufa. A ExxonMobil apoia a Cyclotron Road, uma bolsa para cientistas empreendedores que é gerenciada em parceria entre o Laboratório Nacional Lawrence Berkeley e a Activate, uma organização sem fins lucrativos independente.
A ExxonMobil também anunciou recentemente um contrato de 10 anos, até US $ 100 milhões, para pesquisar e desenvolver tecnologias avançadas de baixas emissões com o Laboratório Nacional de Energia Renovável e o Laboratório Nacional de Tecnologia de Energia do Departamento de Energia dos EUA.
Por mais de 30 anos, os engenheiros e cientistas da ExxonMobil pesquisam, desenvolvem e aplicam tecnologias que podem desempenhar um papel na implantação generalizada da captura e armazenamento de carbono. Com um interesse ativo em aproximadamente um quinto da capacidade total de captura de carbono do mundo, a ExxonMobil conseguiu capturar cerca de 7 milhões de toneladas por ano de dióxido de carbono e acumulou mais do que qualquer outra empresa desde 1970.