NOTÍCIAS

Exxon planeja incursão na exploração de gás de Israel

A Exxon tem planos de entrar na indústria israelense de exploração de gás natural, apesar das fortes relações do país com seus vizinhos árabes, onde a Exxon tem uma presença estabelecida, informou a Reuters, citando uma fonte com conhecimento dos planos.

De acordo com a fonte, funcionários da Exxon conversaram com o ministro da Energia israelense, Yuval Steinitz, à margem do CERAWeek em Houston, focando em um leilão de petróleo e gás em alto mar que Israel agendou para junho deste ano.

Israel fez várias grandes descobertas de gás no mar durante a última década, mas apenas uma delas, a Tamar, já está produzindo. Outro grande campo, o Leviathan, está próximo da conclusão, com o primeiro gás fluindo para o mercado no final de 2019, de acordo com um relatório de novembro de 2018 da Reuters.

O campo de Tamar contém cerca de 281 bilhões de m3 de gás natural e cerca de 13 milhões de barris de condensado, de acordo com o operador de campo Delek Group. A Delek é parceira no desenvolvimento da Tamar com a Noble Energy, que detém uma participação de 25%.

A Delek and Noble Energy também são os principais parceiros do projeto Leviathan, que Steinitz no início deste ano chamou de “o maior tesouro natural descoberto em Israel”. O campo detém cerca de 535 bilhões de m3 de gás natural e 34,1 milhões de barris. de condensado.

Israel tem grandes ambições na indústria do gás graças a essas descobertas e está ansioso para explorar mais reservas. Já fechou um importante acordo de exportação de gás com uma empresa egípcia, mas pode ser apenas o começo de seu crescimento como um fator regional a ser considerado no gás.

Isso pode colocar a Exxon em uma posição interessante com seus parceiros dos países árabes, mas o risco é relativamente pequeno: os produtores locais de petróleo e gás se beneficiaram do know-how fornecido pela Exxon e outras grandes petroleiras por tempo suficiente para arriscar perder isto.

No entanto, não há certeza de que haverá outra descoberta do tamanho de Leviathan em breve. O leilão de blocos de petróleo e gás de 2017 que Tel Aviv realizou foi decepcionante e as esperanças são agora que a próxima rodada, para cobrir 19 blocos, terá melhores resultados

Luis Santana

Apaixonado pela informação, possui amplo conhecimento do setor offshore. Passou anos embarcado e sabe bem os desafios dessa profissão. Formado em Engenharia Mecânica pela UFRJ e em técnico em mecânica pelo SENAI. Contato: luissantana@petrosolgas.com.br

Postagens Recentes

Vagas abertas no curso de Pensamento Computacional no Ensino de Ciências pelo Instituto Federal

Em um mundo onde a tecnologia avança a passos largos, a integração do Pensamento Computacional…

52 minutos ago

Novo SUV da Volkswagen: Rumores e expectativas sobre o modelo que pode substituir o Gol

Desde 2020, rumores sobre o lançamento de um SUV de entrada pela Volkswagen têm agitado…

54 minutos ago

Anatel aperta o cerco ao telemarketing: Novas regras em vigor a partir de Junho

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está intensificando suas medidas para combater o incômodo provocado…

59 minutos ago

Sabesp anuncia plano visionário para a 1ª usina de dessalinização em São Paulo

A busca por soluções inovadoras para garantir o acesso à água potável ganha um novo…

1 hora ago

Referência no setor de aviação, a Embraer busca novos talentos para integrar sua equipe

A Embraer, renomada empresa do setor aeroespacial, está com vagas abertas em diversas áreas, proporcionando…

1 hora ago

Petrobras firma acordo com Perenco para cessão dos campos de Cherne e Bagre na Bacia de Campos

A Petrobras avança em sua estratégia de otimização de portfólio ao assinar contratos para a…

1 hora ago