Segundo informações do porto de Paranaguá e Antonina (PR), houve um aumento de 388% nas exportações de milho, no comparativo com o ano passado, totalizando cerca de 629,9 mil toneladas.
Por outro lado, o apontamento destaca uma queda de 47% no embarque de soja, ocasionando 346,8 mil toneladas. O Porto de Paranaguá e Antonina no Paraná foi o porto responsável pela movimentação de maior quantidade de soja, entre os demais portos nacionais.
Segundo destaca o representante dos portos do Paraná, houve uma elevação na demanda dos granéis vegetais desde o final do ano de 2022.
No mês de janeiro, foram registrados 29,6 mil caminhões carregados com soja, milho e farelo de soja nos portos do Estado do Paraná. Esse volume representou um recorde desde 2016, considerando uma elevação de 15%, no comparativo com o ano de 2022.
As exportações de granéis sólidos através do Porto de Paranaguá chegaram a 1,2 milhão de toneladas, o que representa um crescimento de 12,8%.
A região sul do Brasil tem se destacado pelo fluxo de mercadorias no corredor Leste. O conceito de logística sustentável será reforçado pelo novo Moegão do Porto de Paranaguá.
Localizada no litoral do Paraná, o Porto de Paranaguá recebeu um investimento de 592 milhões para a construção da ferrovia, popularmente conhecida como Moegão.
De acordo com dados oficiais, a estrutura da ferroviária permite o descarregamento de até 180 vagões por dia de forma simultânea, o que expande a capacidade da descarga em 63%, ou seja, essa capacidade passará de 550 vagões para 900 vagões diariamente.
A elevação da demanda causada pela Nova Ferroeste é administrada por um projeto específico voltado para a obra. A nova ferrovia irá conectar Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.
De acordo com informações oficiais, os terminais da região leste do porto também passarão por um projeto de reestruturação, objetivando melhorar a capacidade da recepção de cargas via rodoviária e ferroviária.
A obra inclui galeria de transporte para facilitar o fluxo dos produtos descarregados até os terminais logísticos da área portuária. Além disso, os navios de maior porte também serão beneficiados pelo projeto que prevê o aumento do calado.
Dados referentes à movimentação portuária anual, destacam uma movimentação de 58,4 milhões de toneladas pelos portos do Paraná no ano de 2022.
Dados oficiais destacam que 20,95% dessas cargas foram transportadas através de ferrovias, já 80,4% compostos por açúcar, milho e soja, além de derivados do petróleo.
Conforme informações oficiais, a expectativa para este ano é de um aumento de 40% no volume de exportações referentes a granéis sólidos vegetais, já no primeiro trimestre de 2023.
7 milhões de toneladas deste produto devem sair dos portos entre janeiro e março. Contudo, com o término da obra do Moegão, estima-se que 24 milhões de toneladas adicionais seriam transportadas por ano através das ferrovias.
Assim sendo, a tendência é que 50% das cargas sejam transportadas através das ferrovias provenientes dos portos paranaenses.
Além disso, a expectativa também abrange uma redução no valor referente aos custos de transportes em até 30%. Além disso, a emissão de gases tóxicos pode ser reduzida de forma significativa em até 73%.
Por fim, também haverá o benefício para a comunidade local, considerando a conclusão da obra, pois haverá uma diminuição nos cruzamentos entre as linhas férreas e as ruas da região portuária.
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