ECONOMIA

Expansão no setor sucroenergético: Cerradinho aprova investimento de R$ 289 mi em fábrica de açúcar em Goiás

A Cerradinho Bioenergia, empresa do setor sucroenergético que atua como a missão de produzir e vender etanol e energia de forma sustentável, anunciou na última sexta-feira (7) que seu conselho aprovou a implantação de uma nova fábrica de açúcar de R$ 289 milhões. A estimativa é que a instalação em Goiás inicie suas operações já na primeira metade da safra 2024/2025.

Nova fábrica da Cerradinho terá capacidade para produzir 30 mil sacos de 50 kg por dia

A unidade em Goiás diversificará o leque de produtos disponibilizados pela empresa, atualmente dedicada exclusivamente ao setor sucroenergético. Prevista para ser construída em Chapadão do Céu, Goiás, a nova fábrica da Cerradinho terá capacidade para a produção de 30 mil sacos de 50 kg de açúcar VHP diários, o equivalente a 1500 toneladas, totalizando 330 mil toneladas por safra. Atualmente, a Cerradinho Bioenergia conta com 100% do seu mix da moagem de cana-de-açúcar com foco na produção do etanol. Este poderá atingir até 42% de mix para açúcar VHP.

Segundo Paulo Motta, diretor-presidente da Cerradinho, é com muita alegria que a empresa anuncia o desenvolvimento da nova fábrica de açúcar VHP. Com a diversificação de seus produtos, a companhia alcança todo o seu potencial, sempre tendo como guia a qualidade e a sustentabilidade de sua produção e processos.

A expansão de seu leque de produtos e a expectativa positiva do preço do açúcar no mercado foram decisivos para tornar viável a decisão. A aprovação do investimento para a instalação da nova fábrica em Goiás foi realizada em reunião do Conselho de Administração da Cerradinho Bio, na última sexta-feira. A expectativa é que a unidade do setor sucroenergético comece suas operações já no próximo ano.

Setor sucroenergético tem melhor resultado em quase 10 anos

Segundo dados de um estudo do Itaú BBA, o setor sucroenergético registrou na última safra, concluída em março de 2022, o melhor resultado financeiro em quase 10 anos. O levantamento do Itaú, realizado desde 2014, teve como base dados de 58 grupos empresariais, responsáveis pelo processamento de 60% da cana no Centro-Sul brasileiro.

A análise aponta que o desempenho das usinas foi impulsionado, notadamente, pelo ciclo de alta de commodities, que aumentou os preços tanto da cana como do etanol. O quadro delineado pela pesquisa representa uma reviravolta do setor, marcado por uma forte crise cujo ápice aconteceu em 2014.

Na safra 2021/2022, o Brasil colheu 576 milhões de toneladas de cana. Para 2022/2023, a expectativa é um aumento de 8% do volume total de produção, que atingiria 621 milhões de toneladas. A cana é a principal fonte de energia sustentável brasileira, respondendo por 18% da matriz ou 39% de toda a energia limpa oferecida no país.

Conheça a Cerradinho Bio

A Cerradinho Bio começou a ser implantada em 2007 em Chapadão do Céu, Goiás, uma região com um ótimo potencial de produção no estado.

A empresa realiza atividades agrícolas, como produção e venda de etanol de cana-de-açúcar e de milho, além de atividades de venda de energia e de produtos para nutrição animal advindos do milho. A safra 2021/22 da Cerradinho encerrou com 5,3 milhões de cana-de-açúcar esmagadas no período. 

Além do etanol de cana-de-açúcar, a companhia também gera o etanol por meio da moagem de milho. Em novembro de 2019, foi inaugurada a fábrica Neomille, planta de etanol de milho, que moeu durante a safra 2021/22 543 mil toneladas de milho. 

Marcelo Santos

Sempre esteve atento em todas as notícias que envolvem o setor de óleo e gás, tanta paixão o levaram a área da comunicação, sempre buscando informar aqueles que estão envolvidos no setor de óleo e gás e entusiastas que sonham com essa área.

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

10 meses ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

10 meses ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

10 meses ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

10 meses ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

10 meses ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

10 meses ago