O Departamento de Estado dos EUA está discutindo permitir que a China importe petróleo do Irã como pagamento pelo investimento de uma empresa chinesa em um campo petrolífero iraniano, informou o Politico na quarta-feira, citando autoridades e fontes dos EUA.
A administração Trump está discutindo a liberação da China para uma ação dos EUA de 2012 sobre sanções iranianas que permitiriam que Pequim – o maior consumidor de petróleo do Irã – importasse petróleo do Irã, disseram três autoridades dos EUA ao Politico.
As discussões giram em torno de dar à China uma permissão para importar petróleo iraniano em troca de investimentos que a Sinopec da China fez em um campo de petróleo no Irã. Funcionários do governo dos EUA ofereceram à Sinopec a concessão de uma dispensa pelo pagamento em óleo, em correspondência oficial entre a empresa chinesa e o Departamento de Estado dos EUA, disse uma fonte familiarizada com o assunto ao Politico.
O relatório de que os EUA estão ponderando sobre uma espécie de tratamento indulgente das importações chinesas de petróleo iraniano vem dias depois de vários relatos da mídia terem apontado que a China já está recebendo cargas petrolíferas iranianas, apesar das sanções dos EUA ao petróleo iraniano, enquanto a posição oficial dos EUA continua dirigindo. As exportações de petróleo do Irã para baixo a zero, o mais rapidamente possível.
Agora que não há sanções para os compradores iranianos de petróleo, os Estados Unidos sancionarão qualquer importação de petróleo do Irã, disse Brian Hook, representante especial dos EUA para o Irã, na sexta-feira, reiterando os comentários que fez no mês passado em meio a relatos de que a China já importou sua primeira carga de petróleo bruto do Irã que viola as sanções dos EUA.
“Vamos sancionar qualquer compra ilícita de petróleo bruto iraniano”, disse Hook.
Hook acrescentou que os EUA estariam procurando verificar relatórios de que petroleiros iranianos partiram e chegaram à China depois que os EUA removeram todas as renúncias de sanções para todos os clientes iranianos de petróleo bruto.
Na semana passada, uma análise do TankerTrackers mostrou que o Irã entregou o primeiro petróleo bruto a um complexo de refinaria chinês desde que os Estados Unidos removeram, a partir de maio, as concessões de sanções para os compradores de petróleo do Irã.