Home INDÚSTRIA Estreia do 5G no Brasil – Tecnologia pode mudar fábricas, comunicação, empregabilidade e mais

Estreia do 5G no Brasil – Tecnologia pode mudar fábricas, comunicação, empregabilidade e mais

Sinal do 5G passou a ser disponibilizado nesta quarta-feira (6) e será disponibilizado em todo o Brasil

by Valdemar Medeiros
Estreia do 5G no Brasil - Tecnologia pode e vai mudar tudo

Um mundo totalmente novo, com filmes de completa imersão em realidade virtual, fábricas com robôs que nos avisam de tudo, carros com autonomia e geladeiras que encomendam sua comida antes mesmo dela terminar, é o que promete a tecnologia 5G, a quinta geração de redes de comunicação móvel, e o 5G no Brasil está mais próximo do que se imagina.

Você talvez já tenha ouvido falar, houve um grande tramite politico envolvendo a tecnologia 5G no Brasil, e que envolveu a China de um lado e EUA e os demais países envolvidos no meio.

Nova realidade: O 5G no Brasil

O 5G no Brasil já é uma realidade, muito já se falou e questionou sobre a tecnologia no país, e agora está a disposição, a partir de quarta-feira (6) o fornecimento do 5G no Brasil começou na cidade de Brasília, a expectativa é que as operadoras telefônicas disponibilizem de imediato o sinal aos clientes da capital.

O 5G no Brasil fará um tour, começando por Brasília e em sequência irá por Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo, porém, de acordo com a Anatel, ainda não há data definida para tal acontecimento. A tecnologia estará disponível apenas para celulares específicos, desse modo, ao que se sabe, apenas 70 modelos de smartphones estão aptos para receber e rodar essa nova tecnologia 5G no Brasil.

O 5G promete mudar todo o mercado a nível Brasil e mundo

O país com certeza sofrerá mudanças com essa nova tecnologia, com a chegada dessa nova geração, na área da saúde, no ensino e negócios também.

A tecnologia 5G pode auxiliar na evolução da infraestrutura de transportes públicos, fazendo possível a chegada de carros autônomos, e demais possibilidades. A latência do 5G é de 3.5 GHz, o que é muito superior ao 4G que circula já no país com a faixa de 2,3 Ghz.

Esse modelo trouxe um avanço na conexão, porém permaneceu abaixo da velocidade máxima de navegação e da menor latência adquirida no leilão realizado pela Anatel no mês de novembro.

As empresas de telefonia, como a TIM, Vivo e Claro, já haviam ofertado uma modalidade de conexão similar ao 5G, porém a mesma chegou a ser alvo de contestação pelo governo federal, pois a tecnologia não entregaria todos os benefícios esperados por ela mesma.

Requisitos para uso do 5G no Brasil

A Anatel especifica em seu site os requisitos da rede 5G, conforme recomendação da União Internacional de Telecomunicações (UIT). Saiba alguns deles abaixo:

  • Velocidade máxima de 20 Gbit/s (Estação Rádio Base – ERB), em aplicações eMBB;
  • Velocidade típica do usuário 100 Mbit/s, em aplicações eMBB;
  • Mobilidade de até 500 km/h;
  • Latência de 1 ms, em aplicações URLLC;
  • Conexão de 1 milhão de dispositivos por km2, em aplicações mMTC;

Dadas essas informações, o que diferencia o 5G do 4G, é a alta velocidade, sendo superior a sua antecessora, e outra grande diferença está na diversidade de uso que a rede suporta, o 5G fará possível a conexão de pessoas e objetos, a mesma conta com maior velocidade, menor latência e uma maior eficiência energética.

Veja também