O Estaleiro Jurong Aracruz apresentou, durante o quarto encontro do programa Rede de Oportunidades da Firjan SENAI SESI, seus requisitos de compras e potenciais 130 fornecedores. A reunião aconteceu na sede da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) no dia 8 deste mês. O intuito do estaleiro é desenvolver um navio de apoio Antártico com propulsão diesel elétrica para a Marinha do Brasil, com um investimento de US$ 150 milhões.
O navio com propulsão diesel elétrica possui capacidade para transportar 95 pessoas, sendo 26 pesquisadores. De acordo com o gerente comercial do Estaleiro Jurong Aracruz, Maicon Batista, uma novidade do projeto é que a embarcação contará com propulsão diesel elétrica.
A empresa já possui 17 demandas no mercado, as primeiras de geração, aço e propulsão. Para contratação nacional estão previstas compras de materiais, serviços de Acabamento, Engenharia de Fabricação, marcenaria, acomodação, testes, entre outros. É importante ressaltar que Maicon, no Espírito Santo, já desenvolveu plataformas P-71 e P-68 para a Petrobras e ganhou recentemente a licitação para a P-82. A empresa compõe o grupo SembCorp Marine (SCM) de Singapura.
De acordo com um mapeamento feito pela Firjan, cerca de 900 fornecedores do Rio de Janeiro estão potencialmente aptos para suprir as demandas do Estaleiro Jurong Aracruz.
Durante a apresentação, Karine Fragoso, gerente de Petróleo, Gás e Naval da federação, ressaltou a importância de expandir ainda mais as possibilidades de negócios para as empresas do estado do Rio. Segundo a gerente, é necessário consolidar o olhar para a integração de outros mercados de energia. Há uma série de novas tecnologias e a empresa avança na avaliação das mais viáveis para inserção do Rio.
De acordo com o diretor-presidente do Cluster Tecnológico Naval, almirante Walter Lucas da Silva, que vem fomentando essa cadeia de produção, uma das cláusulas do contrato da Marinha com o Estaleiro Jurong Aracruz é a exigência de no mínimo 45% de conteúdo local.
Este tipo de navio com propulsão diesel elétrica é necessário para vários países, principalmente na América Latina. O objetivo é a promoção do mercado, valorização do estado, que receberá essa embarcação, e até a exportação de produtos.
O estaleiro está detalhando as especificações das demandas e Gustavo Lopes, coordenador de compras do Jurong, afirma que é necessário cadastrar os fornecedores, com informações sobre o perfil da empresa, situação financeira e capacitação técnica, além de apresentar os documentos necessários e as principais certificações exigidas.
Durante a fase de levantamento de preços, a empresa não precisa se cadastrar, apenas quando vencer a concorrência.
O Diesel elétrico é um sistema de transmissão de potência utilizado em grande escala no transporte, principalmente no marítimo e ferroviário.
Neste sistema, um motor a diesel transmite eletricidade a um gerador ou alternador que, por sua vez, transmite essa energia ao eixo por meio de um motor elétrico. Unidades diesel-elétricas também são utilizadas em submarinos e navios de superfície, assim como veículos terrestres pesados de mineradoras, como caminhões de mineração.
Em alguns casos a energia elétrica pode ser armazenada em baterias recarregáveis, caracterizando dessa forma uma certa classe de veículo elétrico híbrido.
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