NOTÍCIAS

Especialistas apontam grande ‘boom’ no setor de petróleo e gás de Sergipe a médio prazo

Mais de 20 milhões m³/dia de gás natural serão produzidos no estado de Sergipe. O gás natural será canalizado do mar, e terá início a partir de 2026, com produção em larga escala que impulsionará o setor de petróleo e gás do estado de Sergipe. Tal patrimônio representará cerca de 20% da produção nacional do setor de petróleo e gás, o que o torna um fator importante para captação de novos empreendimentos com alto consumo de gás, como termelétricas, vidros, indústria de fertilizantes, petroquímica, cerâmica e outras.

Sergipe impulsionará setor de petróleo e gás com R$ 60 bilhões em investimento

De acordo com dados do setor de petróleo e gás, a expectativa é de que sejam aplicados mais de R$ 60 bilhões em investimentos ao ano, o que fará a indústria triplicar sua produção e fomentar a geração de mais de 4 milhões de novos empregos nos próximos cinco anos em Sergipe.

A Lei do Gás deu ao estado de Sergipe esperança no quesito desenvolvimento econômico, tornando o cenário promissor. A lei do gás foi aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente da República em abril do ano passado.

“A Sergás compra gás ao produtor, atualmente a Petrobras, e distribui aos seus consumidores. A quebra do monopólio permite que outros agentes comercializem e participem de chamadas públicas e licitações”, ressaltou o diretor presidente da Sergás, Valmor Barbosa.

A regulamentação do setor de petróleo e gás foi decisivo para a abertura do mercado de gás, o que criou uma oferta maior, uma competitividade maior, realizações e investimentos que só serão possíveis porventura da nova lei.

Gás natural é pouco aproveitado pelo país

O gás natural é considerado o combustível da transição energética e pode ser encontrado aos montes nos reservatórios do pré-sal, porém é pouco aproveitado. Além de ser pouco usado nas casas brasileiras, o mesmo é o principal insumo das industrias de alguns segmentos como as ceramistas e vidreiras. O Brasil não aproveita maior parte do gás natural extraído do pré-sal por falta de infraestrutura de escoamento.

“A produção brasileira nacional de gás, principalmente com a entrada de novos campos offshore, tende a dobrar até o final do dessa década. A rede precisa crescer, interconectar esse gás que está offshore, porque é importante que você consiga trazer ele para terra para que ele possa ser ofertado para as indústrias, consumidores, para geração termoelétrica. É um volume grande que precisa ser transportado para atender a demanda” ressaltou o presidente da Associação de Empresas de Transporte de Gás Natural por gasoduto (ATGás), Rogério Manso.

O setor energético em Sergipe

O estado de Sergipe já passa por grandes transformações no setor energético, desde que a Nova Lei do Gás foi aprovada, que teve como relator no Congresso Nacional o deputado federal Laércio Oliveira. Com a retomada da produção de ureia e amônia pela Unigel Agro Sergipe (antiga Fafen-SE), que teve uma unidade de fertilizantes nitrogenados inaugurada no mês de maio e marcou o desenvolvimento industrial e colocou o estado no topo, no que se diz referência no segmento de fertilizantes nacional.

O retorno das operações da Unigel Agro Sergipe tornou possível a retomada de mais de 1 mil trabalhadores ao setor, além das empresas que fazem transporte após ficarem 02 longos anos inoperantes.

“A Unigel é uma empresa que está sempre pronta a investir para aumentar a sua produção e ser partícipe do desenvolvimento econômico e social do país e do estado de Sergipe. A condição para isso foi plantada com a nova Lei do Gás, um grande trabalho do deputado Laércio Oliveira”, ressaltou Eduardo Barreto, diretor da Unigel.

Valdemar Medeiros

Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. Universitário de Publicidade e Propaganda.

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

10 meses ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

10 meses ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

10 meses ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

10 meses ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

10 meses ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

10 meses ago