A companhia petroleira Equinor continua investindo pesado na busca por novas reservas de petróleo e gás natural no território brasileiro. A empresa está com a campanha de perfuração de poços no Campo de Bacalhau, na região da Bacia de Santos, a todo vapor. O projeto prevê 19 poços totais na área e contará com a tecnologia de ponta da sonda da Seadrill.
Bacia de Santos contará com projeto de perfuração de 19 poços da Equinor, que busca novas áreas de exploração de combustíveis no Campo de Bacalhau
O Campo de Bacalhau é um dos principais ativos da companhia Equinor em todo o território nacional, palco de fortes investimentos da empresa para a expansão da qualidade operacional.
Agora, a petroleira investe em uma campanha de perfuração de poços na área da Bacia de Santos, que já está acontecendo nesta sexta-feira.
Para garantir mais eficiência na perfuração e busca por novas reservas de petróleo e gás natural, a empresa contratou uma tecnologia de ponta da Seadrill.
Trata-se da West Saturn, uma sonda adaptada para profundidades submarinas de até 3.600 metros, que garante mais qualidade operacional e rapidez na perfuração dos poços.
O projeto da Equinor para a Bacia de Santos ainda está na sua fase inicial, mas a empresa espera que, ao final da etapa 1, um total de 19 poços tenham sido perfurados no Campo de Bacalhau.
Quanto ao desenvolvimento do projeto, a presidente da Equinor Brasil, Veronica Coelho, destacou que ele está sendo muito relevante para o crescimento da empresa no território nacional.
“O início da perfuração em Bacalhau é um importante marco para o crescente portfólio da Equinor no Brasil. Nós contratamos uma sonda de sexta geração e de alta tecnologia para a primeira fase da campanha de perfuração. É esperada a geração de cerca de três mil postos de trabalho durante a fase de desenvolvimento de Bacalhau, o que significa mais valor local para o nosso país”, comentou a executiva.
Navios-sonda West Saturn, da Seadrill, é a grande aposta da companhia para mais qualidade operacional na perfuração dos poços do Campo de Bacalhau
A Equinor compreende a relevância do Campo de Bacalhau para seu portfólio e busca a excelência nas campanhas de exploração na região.
Dessa forma, ela realizou a contratação da West Saturn, sonda com tecnologia de ponta da companhia Seadrill.
O navio é equipado com recursos como uma torre dupla e controle automático de perfuração, garantindo mais eficiência na perfuração.
O contrato com a Seadrill tem duração inicial de 4 anos, que podem ser dobrados caso as empresas queiram estender a parceria.
A Equinor também contratou a sonda Valaris DS-17, da Valaris, em julho deste ano, para realizar perfurações em Bacalhau.
O contrato irá iniciar já em 2023 e tem duração de apenas 540 dias, mas contribuirá para a perfuração de poços no Campo de Bacalhau.
O ativo localizado na Bacia de Santos possui potencial de produção de 220 mil barris por dia no pico da operação do ativo, ainda na Fase 1.
Por fim, a Equinor destaca que as Turbinas a Gás de Ciclo Combinado (CCGTs) altamente eficientes vão garantir menos emissões de poluentes.