Home NOTÍCIAS Equinor expande sua cooperação com a YPF para exploração offshore na Argentina

Equinor expande sua cooperação com a YPF para exploração offshore na Argentina

by Marcelo Santos
O vice-presidente executivo de Exploração da Equinor, Tim Dodson, e o CEO da YPF, Daniel Gonzalez, assinaram um acordo para explorar conjuntamente o bloco offshore da CAN 100, localizado na Bacia do Norte da Argentina.

O acordo preliminar define os principais termos e condições para a transferência da YPF de 50% de sua participação no bloco offshore da CAN 100, e permitirá que ambas as empresas expandam sua aliança e avancem com o processo de exploração no offshore argentino.

“Estamos muito satisfeitos com esta oportunidade de continuar e expandir nossa estreita parceria com a YPF na Argentina. Atualmente somos parceiros em dois blocos offshore na mesma área, e estamos explorando conjuntamente oportunidades onshore na formação Vaca Muerta na província de Neuquen. Estamos ansiosos para colaborar estreitamente com a YPF nesta nova oportunidade de exploração ”, diz Tim Dodson, vice-presidente executivo de Exploração da Equinor.

“Através deste acordo, a Equinor fortalece sua posição offshore na Argentina, em linha com nossa estratégia de exploração para acesso em larga escala em bacias com alto potencial de impacto”, diz Dodson.

“Temos um forte relacionamento com a Equinor baseado na confiança mútua construída no desenvolvimento de projetos de exploração e não convencionais. Este novo contrato aprofunda nosso vínculo com a Equinor e nos permite aprender com sua experiência em projetos offshore em todo o mundo ”, diz Daniel González, CEO da YPF.

O bloco CAN 100 compreende uma área de 15.000 km2. É o maior bloco da bacia do norte da Argentina. O primeiro período exploratório de quatro anos começou quando a YPF adquiriu 100% do bloco em maio de 2019.

A Equinor e a YPF são atualmente sócios de dois blocos offshore na Bacia do Norte da Argentina (CAN 102 e CAN 114), que foram adicionados na última rodada de licitação conduzida pelo governo nacional argentino.

Veja também