Em nome dos parceiros da Oseberg, a Equinor fez uma lucrativa descoberta de petróleo associada ao Oseberg Vestflanken. O poço foi perfurado com uma sonda Askepott e, em breve, a descoberta será colocada em operação em uma nova plataforma H, não-tripulada e remotamente controlada, no campo de Oseberg.
Incluído na segunda fase do projeto Oseberg Vestflanken, o poço de exploração 30/6-H-9-T4 mostrou a presença de uma coluna de óleo de 112 metros em um segmento que não havia sido testado antes. O petróleo foi comprovado no reservatório de Statfjord nas partes do sul da estrutura Alpha em Oseberg.
O desempenho do reservatório é excelente com alta saturação de ólequinoreo. Recursos recuperáveis são estimados em 22 milhões de barris de petróleo. Os parceiros considerarão a injeção de água para aumentar ainda mais os volumes recuperáveis.
“Esta descoberta melhora a base de recursos do Oseberg Westflanken. Pode ser implementado com investimento limitado e agrega valor significativo à parceria. Combinamos a perfuração de poços de exploração e produção para obter poços de exploração de alto rendimento a baixo custo ”, diz Gunnar Nakken, vice-presidente sênior. para o cluster operacional ocidental Equinor.
“Tais avanços sublinham a importância do campo próximo. Estamos comprometidos em apoiar a lucrativa produção da Plataforma Continental Norueguesa (NCS) por várias décadas. Uma grande contribuição será feita por poços perfurados a baixo preço e próximos da infraestrutura existente ”, afirma Nakken.
O Roteiro Equinor NCS tem como objetivo desenvolver nossos principais centros de valor sustentáveis e de longo prazo. Oseberg é um desses centros, fornecendo uma boa base de recursos e possíveis conexões de campo futuras na área.
A plataforma Oseberg H, operada e não operada, opera há menos de um ano. O poço foi perfurado pela nova e melhorada Askepott Cat J-rig da licença de Oseberg em suas primeiras missões em Westflanken.
“Desempenhar um papel fundamental na aventura petrolífera norueguesa, Oseberg permanecerá para nós por um longo tempo no futuro”. Por isso, temos a satisfação de ver que os investimentos recentes nessa área acabam sendo bons negócios tanto para os parceiros quanto para a sociedade ”, continua Nakken.
Oseberg – um dos maiores “elefantes” NCS. No final de 2017, Oseberg era o terceiro maior produtor de petróleo da NCS, produzindo cerca de 2,9 bilhões de barris de petróleo. Os planos iniciais de desenvolvimento foram baseados em uma recuperação de petróleo de cerca de 2,0 barris. Atualmente, espera-se que durante a vida operacional do campo, 3,1 bilhões de óleo sejam produzidos.