A Equinor ASA (NYSE: EQNR), major norueguesa do setor de energia, disse na sexta-feira que suas usinas de energia renovável produziram 1,25 TWh de eletricidade no ano passado, registrando uma melhora de 50% em termos anuais.
A empresa disse em seu relatório de sustentabilidade de 2018 que investiu em projetos eólicos e solares offshore com uma capacidade combinada de 1,3 GW, dos quais 750 MW são de propriedade própria. No ano passado, continuou expandindo seu negócio de renováveis com o lançamento comercial do parque solar Apodi, de 162 MW, operado em conjunto com a norueguesa Scatec Solar (FRA: 66T) e o parque eólico offshore Arkona, de 385 MW, na Alemanha. possui sob uma joint venture pela E.on SE (ETR: EOAN). Além disso, o grupo norueguês adquiriu participação em projetos eólicos e solares offshore e foi selecionado como vencedor em um leilão para um contrato de arrendamento em alto-mar em Massachusetts.
“A Equinor está se desenvolvendo como uma empresa de energia ampla e estamos gradualmente construindo um portfólio lucrativo dentro da energia renovável”, disse o CEO Eldar Saetre. Ele acrescentou que as renováveis abriram uma série de oportunidades para a empresa, ao mesmo tempo em que diversificam seu portfólio e o tornam mais resiliente, tanto estratégica como financeiramente.