Home DESTAQUE Energia verde: a economia e a necessidade de uma nova matriz energética global

Energia verde: a economia e a necessidade de uma nova matriz energética global

A economia deve amparar a energia renovável, considerando a necessidade de uma nova matriz energética global. Confira pontos importantes!

by Veronica Stivanim
,Energia verde ,sustentabilidade , economia ,energia renovável, energia limpa, destaque,

A sustentabilidade não é apenas uma pauta dentro da dinâmica do mercado atual, é uma necessidade a ser considerada pelas empresas de todo o mundo, por isso, a energia verde faz parte de um novo parâmetro que objetiva fazer da energia renovável uma nova matriz elétrica global.

Energia verde: a economia e a necessidade de uma nova matriz energética global

Uma das principais características da energia verde é o fato de se tratar de uma energia limpa, ou seja, possui menor impacto ambiental quando comparada com uma energia não-renovável.

Conceito

O conceito de energia renovável é bastante abrangente, já que, ainda que algumas tecnologias permitam a energia limpa, é necessário acompanhar o processo da fabricação e construção das usinas, pois esse processo pode gerar impactos negativos ao meio ambiente.

Um exemplo simples é a construção de grandes reservatórios em áreas florestais, que afetam todo o equilíbrio do meio ambiente. Contudo, as barragens aproveitam o poder da água em movimento, o que seria um contraponto sustentável.

Energia verde

No entanto, dentro do conceito de energia renovável, ou energia verde, todo o processo deve ser equilibrado para que seja sustentável. Sendo assim, trata-se de energia limpa e de um processo bem diferente do que temos atualmente, com o uso de carvão e do petróleo.

De forma sucinta, a busca por petróleo emite gases poluentes, ao passo que este é o recurso mais utilizado no mercado atual. Sendo assim, pode existir um conflito de interesses entre a economia atual e a utilização de energia renovável.

Economia

Entretanto, é possível alinhar o funcionamento do fluxo da economia, sem que ele ocorra em detrimento do meio ambiente, através do investimentos direcionados em energias renováveis; investimentos esses que podem ser feitos por grandes empresas, incluindo as petrolíferas.

A Petrobras, por exemplo, informa que possui programas voltados para a diminuição da emissão de gases, conforme o Acordo de Paris, já que o acordo estipula uma meta para os países envolvidos até o ano de 2050.

É possível que a demanda atual por energia não renovável e a introdução das fontes sustentáveis de maneira segura coexistam por um tempo, no entanto, é necessário que ocorra esse movimento para que ele seja uma realidade futura. A energia renovável é oriunda de uma fonte natural. Por isso, a energia verde é oriunda de recursos naturais, como o vento, o sol, as marés, o calor da Terra, as plantas e a água.

Energia limpa

Tecnicamente, as fontes utilizadas para gerar energia elétrica atualmente são renováveis. Visto que o petróleo e o carvão são energias que podem se renovar. Entretanto, na prática esse processo é nocivo ao meio ambiente, já que ele pode levar milhões de anos para ocorrer, ao passo que a emissão de gases poluentes ocorre no momento atual.

A energia limpa também é muito vantajosa para elevar o acesso das pessoas aos recursos atuais. Visto que áreas rurais podem ter acesso a energia elétrica oriunda da cana-de-açúcar, por exemplo, como já ocorre em muitos locais do mundo através da utilização da biomassa.

Veja também