NOTÍCIAS

Energia solar irá transformar o mercado de energia como conhecemos

O tempo está se esgotando. Se a comunidade global tiver alguma chance de atender aos limites de mudança climática estabelecidos pelo Acordo de Paris, os combustíveis fósseis precisarão ser eliminados e as energias renováveis ​​implementadas em um ritmo muito mais rápido.

Perto do final de 2018, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) divulgou um relatório alarmante que descobriu que, para limitar o aquecimento global a apenas 1,5 graus acima dos níveis pré-industriais, o mundo inteiro teria que passar para 100% limpo. energia em meados do século.

Esta é uma tarefa difícil por qualquer métrica, mas é ainda mais dificultada pelo fato de que muitas fontes de energia renováveis ​​ainda são proibitivamente caras e não tão eficientes quanto os combustíveis fósseis tradicionais, com muitos processos de produção de energia limpa ainda em suas fases iniciais de desenvolvimento. Uma fonte de energia renovável, no entanto, percorreu um longo caminho nos últimos anos e poderá em breve ser implementada em maior número do que nunca, com o potencial de transformar completamente o cenário da energia limpa.

Esse recurso é energia solar. “Hoje, estamos realizando uma tremenda onda de avanços na eficiência do painel solar e novos métodos de expansão da cobertura de área de superfície”, informa o site de notícias de tecnologia e ciência Singularity Hub. Os painéis solares eram extremamente caros e ineficientes para fabricar e instalar há alguns anos, mas os preços da energia solar caíram rapidamente nos últimos anos, com a tecnologia solar avançando, e agora a energia solar custa apenas US $ 3 por watt em média e os painéis solares com 18% de eficiência , uma melhoria enorme de onde a tecnologia de energia solar foi apenas alguns anos atrás.

Embora isso já seja bom para o futuro da energia solar, é apenas o começo. A energia solar está pronta para explodir. O artigo da Singularity Hub intitulado “A Era da Abundância da Energia Solar Está Chegando a Quente” continua dizendo que “Enquanto a eficiência dos atuais painéis solares comuns ainda paira de 16 a 18%, os tradicionais painéis solares de silício atingiram apenas metade de seu potencial de eficiência teórica. E os novos avanços da ciência de materiais estão agora no caminho certo para dobrar essa restrição teórica, prometendo energia solar barata, eficiente e abundante ”.

Graças a um mercado de startups solares hipercompetitivo, estamos testemunhando avanços particularmente rápidos em painéis solares mais discretos projetados para ambientes urbanos, como painéis solares transparentes cada vez mais eficientes e o projeto Solar Roof da Tesla.

Essa combinação de melhor tecnologia solar e preços mais baixos está levando diretamente a uma aquisição por energia solar, diz Singularity Hub. “À medida que a relação preço-desempenho das tecnologias solares começa a minar as fontes tradicionais de energia, logo veremos a integração em massa das células solares na infraestrutura cotidiana, atendendo às demandas de energia em todo o mundo”.

Como os painéis solares e o mercado de energia solar em geral florescem, o mercado de armazenamento de energia solar também cresce. Em consonância com o enorme crescimento do mercado solar que está sendo previsto pela Singularity Hub, empresa de pesquisa de mercado e consultoria em estratégia, a Global Market Insights, Inc. projetou que o mercado de armazenamento de energia solar deve crescer mais de 35%. “O mercado de armazenamento de energia solar ultrapassará uma instalação anual de 3 GW até 2025”, informa a Smart Energy International. “O aumento da demanda por uma composição de baterias eficaz para atender a um grande número de aplicações de transporte e de energia renovável infundiu um cenário de negócios competitivo”.

À medida que as start-ups da tecnologia solar correm rumo ao futuro e o mundo necessita mais desesperadamente de energia limpa do que nunca, não há dúvida de que o mercado de energia solar – todas as facetas dele – está prestes a explodir. O mercado está em alta, e nem um pouco tarde para um mundo em um prazo apertado de mudança climática.

Marcelo Santos

Conhecido com marujo pelos amigos, Marcelo possui anos de trabalho no setor offshore, atuando sempre em Macaé e Região. Sempre esteve atento em todas as notícias que envolvem o setor de óleo e gás, tanta paixão o levaram a área da comunicação, sempre buscando informar aqueles que estão envolvidos no setor de óleo e gás e entusiastas que sonham com essa área. Contato: marcelosantos@petrosolgas.com.br

Postagens Recentes

Preço do diesel atinge novos patamares em maio, aponta análise da Edenred Ticket Log

A mais recente análise do Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), levantamento que consolida…

1 dia ago

Consórcio Magalu muda política de comissão para parceiros de vendas e abre 300 vagas

Consórcio Magalu, empresa de consórcios do Magazine Luiza, está com oportunidades de parcerias comerciais exclusivas…

1 dia ago

Brasil domina comércio com China na América Latina ultrapassando US$ 480 bilhões

O intercâmbio comercial entre a China e os países latino-americanos atingiu um marco histórico em…

1 dia ago

Fishing Raptor anuncia a chegada do novo “super sport”, um dos barcos mais velozes já fabricados no Brasil

O novo modelo Fishing 41 Super Sport será lançado no 2º semestre deste ano com…

2 dias ago

Casa dos Ventos anuncia investimento em complexo de energia solar com 1.268 hectares, potência total de 600 MW e geração de 700 vagas de emprego

A empresa do setor de energias renováveis, Casa dos Ventos, está ampliando sua atuação no…

2 dias ago