A cidade de Guabiruba, localizada no estado de Santa Catarina (SC) e vizinha de Brusque, instalou o seu primeiro ponto de ônibus com energia solar a fim de permitir o carregamento de celulares enquanto os passageiros esperam o transporte público. A inspiração surgiu após o prefeito realizar uma comitiva para a Alemanha a fim de conhecer a província em que se originou a maior parte dos habitantes da cidade, que vieram para Santa Catarina (SC) com intuito de fugir da segunda guerra mundial e o nazismo.
De acordo com a prefeitura, os pontos serão leiloados para arrecadação de fundos. Ou seja, as empresas poderão comprar pontos a fim de criar propagandas nas suas laterais, o valor da compra será utilizado para criação de novos pontos. A compra dos pontos permitirá que haja o financiamento dos painéis solares por intermédio do setor privado.
O prefeito afirma que o intuito é viabilizar, dentro de alguns meses, a implementação de mais pontos de ônibus com energia solar para carregamento de celular e aparelhos eletrônicos. No entanto, para tal, criarão novas parcerias com empresas para diminuir os gastos públicos com o projeto.
Cavichioli, secretário de planejamento e infraestrutura da cidade, afirmou que a criação do projeto tem o intuito de trazer mais conforto para a cidade de modo a ter uma padronização dos pontos de ônibus e deixar o transporte público mais atrativo. A longo prazo, a iniciativa é benéfica para o meio ambiente.
Transporte público escasso enquanto prefeitura tenta trazer tecnologias de primeiro mundo como a energia solar
Enquanto a prefeitura tenta trazer tecnologias de primeiro mundo para a implementação de energia solar nos pontos e possível venda dos locais para empresas que tenham intuito de criar programadas, a cidade tem horários escassos de transporte público.
Estudantes do IFC, Instituto Federal Catarinense de Brusque, que moram na cidade, afirmam que chegam atrasados na aula do ensino médio, tanto no técnico em química quanto em informática, por causa do transporte. Para não chegarem atrasados ao ambiente escolar, os estudantes teriam que acordar duas horas mais cedo. Os horários tornaram-se ainda mais escassos depois da após a pandemia da Covid-19.
Atualmente, a cidade de Guabiruba depende de Brusque, município vizinho, para o transporte: os transportes saem do município maior e levam os passageiros nos caminhos indicados pelo terminal. Devido a população menor, Guabiruba não vê a necessidade de ter o seu próprio terminal e, por isso, cria parcerias de dependência.
Não tributação de ICMS
As empresas e instituições que fizerem a instalação de painéis de energia solar no Brasil até o final deste ano, não precisarão pagar nenhum tributo de ICMS sobre o que for produzido até 2045. Portanto, agora é o momento ideal para as prefeituras investirem no setor.